Neste sábado, 2 de março de 2024, iniciamos um novo momento no periódico mais lido de Bento Gonçalves. A marca JS, utilizada desde 2019, sai de cena e dá espaço ao “SEMANÁRIO”, afinal, uma marca consolidada, também precisa se atualizar. Este é o desejo do Jornal Semanário, fundado há quase 57 anos.
Queremos, com a retomada do nome que virou referência na comunicação da Serra Gaúcha, ao longo de suas quase seis décadas, avançar nas transformações digitais que o mundo contemporâneo tem trazido ao longo dos últimos anos. A mudança no design da nossa marca tem uma dimensão bem maior, indo muito além das mutações da identidade visual para configurar uma definição mais ativa e abrangente.
O Jornal Semanário, veículo do Sistema S de Comunicação, ao longo do tempo, evoluiu. Seja em seu formato, sua periodicidade, sua linha editorial e também em sua marca. Esta, consolidada, forte e respeitada.
No momento em que a sociedade caminha a passos largos para as tecnologias digitais, o Semanário, a partir de agora, também vai avançar, sem perder seu compromisso com a comunidade local e regional. Queremos ser elo para a construção participativa. Divulgar aquilo que dá certo, apontar para os problemas e indicar soluções que garantam melhorar a qualidade de vida de quem nasceu ou escolheu a Serra Gaúcha, em especial Bento Gonçalves, para crescer e construir a sua história.
A mudança no design da nossa marca reflete também nos novos produtos que o Semanário vai apresentar a partir das próximas semanas. Mantendo o trabalho do jornalismo impresso, mas com um novo olhar para o meio digital, acompanhando a diversidade e a pluralidade da sociedade de Bento Gonçalves e região, com novas ideias voltadas às variedades, jornalismo, empreendedorismo, esportes, música, saúde e do cotidiano em si.
Para toda a equipe do Sistema S de Comunicação, é muito importante manter a história da força da marca Semanário, conhecida, forte, consistente. Esse legado, iniciado e que segue nas mãos do diretor, Henrique Alfredo Caprara, deve ser preservado e homenageado. E é com a apresentação do design renovado, que queremos manter o Semanário presente e contínuo em nosso meio.
Atualizar-se, faz parte da evolução como ser humano e profissional. Hoje, o Semanário chega com uma evolução de sua identidade visual, trazendo novos atributos, novas características, mantendo simbologias e cores que caminham desde os seus primórdios. A nova marca “SEMANÁRIO” fala com seu conteúdo, mas também olha para frente, pensando em ações positivas.
O novo design reflete também o passo que vamos dar em direção ao futuro, respeitando nossa história, mas em busca da inovação, de falar a língua do povo, de seguir como autoridade em jornalismo sério. É uma nova fase que vai ao encontro de nossos investimentos em estrutura para produzir conteúdo multimídia com qualidade.
Consumir os conteúdos impressos e digitais do Semanário significa receber informação de um jeito próprio, com independência e qualidade, seja para ficar por dentro das últimas notícias da nossa Capital Nacional do Vinho, se informar sobre acontecimentos regionais, ou interagir com outros leitores, que acessam nossas plataformas de diferentes locais do mundo.
Em sua história, o Jornal Semanário, o JS ou o Semanário, sempre foi um veículo pioneiro, que construiu sua marca como uma plataforma capaz de fazer jornalismo sem abrir mão da criatividade. Tendo esse passado como base, o Semanário vai investir em narrativas que atendam às demandas do público que ainda tem como preferência o jornal físico, impresso, mas também àqueles que navegam pela internet, utilizando mais recursos audiovisuais, de interatividade e de distribuição, tudo isso com a qualidade que sempre tivemos.
Por fim, o Semanário ainda se orgulha por ter contribuído, ao longo de todo esse período, na formação de muitos dos principais profissionais da mídia local e dos espalhados por todo o Rio Grande do Sul e fora dele.
Vida longa! O futuro é brilhante.