A primeira edição do evento da associação ocorrerá no Distrito de São Pedro, na famosa rota Caminhos de Pedra. Doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas, doces e brinquedos são aceitas
A Associação de Integração de Pessoas com Deficiência de Bento Gonçalves, Anjos Unidos, promoverá a primeira edição do Natal no Vilarejo. Serão três dias de festa, iniciando dia 22 de dezembro, sexta-feira, às 18h, e dias 23 e 24 a partir das 15h. O evento será realizado no Vilarejo da Integração dos Anjos Unidos, no distrito de São Pedro, no roteiro turístico Caminhos de Pedra. Aberto à comunidade, o evento terá entrada gratuita e contará com trilha, passeio de trenó, Papai Noel, espaço decorado e lúdico, assim como venda de salgados, doces e bebidas.
A ocasião também proporcionará a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, fraldas, doces e brinquedos. Todas as doações recebidas serão recolhidas e destinadas às crianças com deficiência física, idosos ou pessoas de baixa renda.
A Associação Anjos Unidos, surgiu da iniciativa de uma família que, durante o Natal, reunia amigos e familiares para se caracterizarem como papais e mamães noéis, realizando doações em hospitais e às famílias de baixa renda. Ao conhecerem, nessas visitas, uma criança com paralisia cerebral, decidiram ampliar o trabalho, não apenas no Natal, mas durante todo o ano, pensando em formas de gerar benefícios para camadas da população mais necessitadas.
Além das doações, a instituição tem objetivo de desenvolver atividades de lazer que integrem pessoas deficientes ou neurodivergentes ao esporte e à sociedade. Passeios com veículos adaptados, eventos e ações como esta, que ocorrerá neste Natal, que visam a integração e a arrecadação de doações e valores, que futuramente serão investidos.
Conforme o presidente da associação, Alcindo Riviera, a importância do evento reside precisamente na integração. “É uma data muito importante para todos nós, porque faz nos lembrar um pouco mais do que somos e do que devemos ser e fazer. Este evento nos remete às festas natalinas, e nós, juntamente com os voluntários, estamos montando algo um pouco diferente, bastante lúdico. É algo que tenta fazer para promover a integração entre as pessoas, tudo o que foi feito foi pensado nas crianças, nas famílias, para que possam ter momentos diferentes e inesquecíveis”, declara.
Segundo Riviera, as expectativas são grandes, já que é a primeira vez da festa, e a previsão é que reúna muitos apoiadores da causa, além de pessoas da comunidade. “Sempre esperamos o máximo. Estamos nos mobilizando para proporcionar vivências inesquecíveis, para que as crianças possam vir e apreciar, pois tudo o que foi feito ali foi pensado nelas. E, com certeza, a segunda edição será ainda melhor. A participação das pessoas para nós é o mais importante”, ressalta.