Soldado Guilherme Dutra, do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, desceu como Papai Noel em um rapel no Hospital Tacchini na manhã de terça-feira, 20, espalhando alegria na ala pediátrica. A ação faz parte de uma campanha solidária da corporação
Quem passou na frente do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves pela manhã de terça-feira, 20, pôde acompanhar a descida de rapel do Corpo de Bombeiros Militar. Membros da corporação, fantasiados de Papai Noel, Capitão América e Anna alegraram as crianças da ala pediátrica e os adultos que acompanhavam a ação pela rua em frente, corredores e janelas da casa de saúde. Apesar de rápida atuação pelos 25 metros do prédio, sorrisos foram arrancados e a distribuição de presentes da Campanha Natal de Amor foi iniciada.
Segundo ano de alegrias
No início de dezembro, 6, a corporação lançou a campanha para começar a arrecadar os brinquedos. A partir da descida simbólica de terça, eles iniciaram o período de entrega dos itens. Os pequenos do hospital foram os primeiros agraciados com a presença dos heróis e os presentes distribuídos pelo próprio Noel, atuado pelo soldado Guilherme Machado Dutra.
O agente se sentiu realizado com o rapel por entre as janelas da ala pediátrica. “Para o Papai Noel é uma alegria imensa ver um rosto sorrindo, a graça das pessoas, ver que realmente essa energia e amor do Natal contempla a todos. De uma forma simples, passando somente para dar um ‘oi’, é suficiente para alegrar a vida de muitas pessoas. A emoção é enorme e, claro, é muito bom contar com os meus amigos, os heróis, pois eles representam um símbolo do heroísmo, que dá um estímulo maior para essas crianças seguirem lutando e buscando o melhor”, destaca.
Em 2021, lançamento da Campanha Natal de Amor, a descida pelo hospital também marcou o começo das distribuições. No último ano, cerca de 1.200 brinquedos foram arrecadados e repassados, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. Para 2022, os Bombeiros esperam um número semelhante de doações.
Ainda na terça, à tarde, a corporação seguiu para um dos núcleos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, somando a ala pediátrica e o núcleo educacional, 150 crianças foram atendidas, somente neste primeiro dia. Ao longo de dezembro, os soldados farão outras visitas, conforme agenda desenvolvida juntamente com outras instituições.
Fazendo bem ao próximo
O soldado Juliano Baigorra, um dos idealizadores da campanha dos Bombeiros, explica que a ação surgiu de uma conversa entre os membros do batalhão. “No ano passado nos sentamos junto ao nosso comandante para definir uma ação da qual pudéssemos nos aproximar da comunidade, que tanto nos acolhe. Quem nos trouxe para essa ação? As crianças que visitam o quartel todos os dias. Entendemos que poderíamos fazer um pouco mais e começamos com a arrecadação de brinquedos, seguindo com a segunda etapa, que foi o lançamento da nossa campanha de Natal, com a continuação dela neste ano”, explica.
A descida pelo hospital, conforme complementa Baigorra, é simbólica e dura pouco tempo, mas representa muito para todos envolvidos. “Quando praticamos uma ação social nós não temos a noção de quem vai atingir e como, mas temos a intenção. Não tem como mensurar o que vai ser recebido disso, mas sei o que nós conseguimos recolher. Saímos daqui muito melhores do que quando chegamos. Queremos que essa imagem, desses profissionais vestidos de super-heróis, seja um pouco de alento para quem está no hospital há dias, semanas ou meses”, pontua.
Os interessados em doar brinquedos e materiais escolares poderão realizar o ato solidário diretamente no quartel dos Bombeiros, na Avenida Osvaldo Aranha, número 359. “A qualquer hora do dia pode chegar lá e doar materiais escolares, brinquedos novos e velhos, de preferência em boas condições”, pede.