O estudante Luis Fernando Colferai Trevisan começou a cozinhar com 13 anos de idade, quando sua mãe acabou perdendo a visão, não conseguindo fazer a comida em casa. No ano seguinte, começou a trabalhar em uma pizzaria, onde teve seu primeiro contato com a culinária em ambiente profissional. Foi então que ele e seu pai decidiram abrir um food truck, o Mestre da Chapa, assumindo responsabilidades, amadurecendo e aprendendo um pouco mais todos os dias.
Em 2022, iniciou um curso profissionalizante no Senac, em busca de sua primeira formação, e passou a aprimorar técnicas que antes desconhecia. Aos finais de semana, Luis gosta de reunir sua família e cozinhar para eles, tentando impressioná-los com pratos inusitados. “No geral, gosto de preparar qualquer tipo de receita, sendo molecular, clássica ou contemporânea. Mas sou apaixonado por pratos clássicos da cozinha italiana, como risotos e massas. Estar dentro de uma cozinha profissional é a realização de um sonho. Quando criança, assistia a realities gastronômicos e agora consigo replicar as preparações que os participantes faziam. Também é uma terapia, esqueço do mundo e me entrego totalmente a culinária”, comenta o cozinheiro. Em relação ao futuro, em 2024 participará de uma etapa desafiadora de sua trajetória, com treinamentos em busca da perfeição, com objetivo de passar para a fase regional das competições do Senac.
Spaghetti Salsa Alla Puttanesca
Ingredientes:
1 kg de spaghetti Grano Duro;
800 g de molho de tomate;
150 g de anchovas;
150 g de azeitonas pretas sem caroço em rodelas;
100 g de alcaparras;
30 g de extrato de tomate;
2 unidades de pimenta malagueta ou peperoncino picadas;
2 g de orégano seco;
30 g de salsa.
Modo de preparo
Refogue as anchovas até ficarem bem desmanchadas, acrescente a pimenta e em seguida o extrato de tomate, fazendo uma pinçage leve. Junte as alcaparras, as azeitonas e o molho de tomate e cozinhe por alguns minutos. Ajuste o sal e incorpore a salsa e o orégano. Cozinhe o spaghetti e finalize salteando junto ao molho.