A jovem, uma empresária de 34 anos, aprendeu a cozinhar com sua mãe. Ela relata que a cozinha sempre fez parte do seu dia a dia, já que seus pais sempre trabalharam fora e desde nova teve que aprender a preparar os alimentos junto deles. “Como habito, meus pais nos finais de semana juntavam eu e meu irmão para preparar pães, massa, lasanha, risoles, feijão, nos dias de chuva e frio de inverno, por muitas vezes passávamos o dia cozinhando. Então acredito que desde muito pequena a cozinha esteve diariamente presente, não só no formato de preparo de alimentos, mas também de maneira afetuosa, onde a minha família compartilhava momentos, e assim é até hoje”, conta.

Gésica gosta de cozinhar tudo, mas conta que trabalhar com massas de longa fermentação e também com proteína, com a preparação de charcutaria, longas cocção a anima mais. “Gosto de ver o alimento ser preparado e junto com a natureza transformado em alimento sem duvida é um grande encanto para mim”, declara.

Em seu restaurante, no Piegora, gosta de reunir com seus amigos, para comemorar bons momentos juntos e preparar refeições gostosas para eles. “Sem dúvidas estar junto de pessoas que gostamos é o que nos faz ter energias para o dia, esse é o grande significado de todo estarmos juntos em momentos de alegria e descontração”, constata.

Para a empresária, cozinhar significa o seu dia a dia, já que sempre está em contato com o menu, lista de compras, pré-preparo, e se sente muito grata por isso. “Ver a confiança da minha equipe, ter clientes satisfeitos me faz ter cada vez mais certeza que estou no caminho certo. Sem falar que sou uma taurina muito boa de garfo e de taça, que estou concluído o curso de sommelier pela ABS RS, então sempre temos novidades aqui e cada vez mais menu”, finaliza.

Caponata italiana para comer com focaccia

A caponata é um prato tradicional siciliano que pode ser servido como acompanhamento, entrada ou até mesmo como prato principal. É um delicioso ensopado de vegetais com sabores agridoce.

Ingredientes:

02 berinjelas médias, cortadas em cubos
02 cebolas médias, picadas
02 talos de aipo, picados
02 pimentões (vermelho e amarelo), cortados em cubos
1/2 xícara de azeitonas verdes, sem caroço e picadas
1/4 xícara de alcaparras, enxaguadas
1/4 xícara de uvas-passas (opcional)
1/4 xícara de pinolis ou nozes (pinhões) (opcional)
02 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta a gosto
Folhas de manjericão fresco para decorar

Modo de preparo

Coloque os cubos de berinjela em um escorredor, salpique com sal e deixe descansar por cerca de 30 minutos para eliminar o excesso de água e amargor. Após esse tempo, enxágue bem as berinjelas em água fria e seque com papel toalha. Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione as berinjelas e frite até que estejam douradas e macias. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, adicione o restante do azeite e refogue as cebolas até ficarem translúcidas. Adicione o aipo e os pimentões e refogue até que os vegetais estejam macios. Retorne as berinjelas à frigideira e misture bem. Adicione as azeitonas, alcaparras, uvas-passas e pinolis, se estiver usando. Misture para combinar. Para finalizar, retire a caponata do fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente. Decore com folhas de manjericão fresco antes de servir.