Ana Claudia Knihs, de 36 anos, formada em administração com especialização em turismo e hotelaria, encontrou na confeitaria a combinação perfeita entre paixão e empreendedorismo. Natural de Brusque, Santa Catarina, ela se inspira nas memórias de infância. Hoje, sua dedicação à cozinha vai muito além de receitas, traduzindo-se em momentos únicos que tocam a vida das pessoas.
Ana Claudia revela que sua paixão pela cozinha começou na infância, observando sua mãe e avós preparando mesas fartas com doces e bolos típicos. “Cresci vendo minha família valorizando a cultura do café da tarde. Desde criança, adorava reproduzir receitas que via em revistas ou as que eram passadas de geração em geração. A cozinha se tornava meu laboratório”, conta.
Seu desejo de empreender e o amor pela confeitaria se uniram após seis anos no exterior, onde viveu experiências transformadoras trabalhando e frequentando cafés. De volta ao Brasil, abriu sua primeira confeitaria na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. “Sempre gostei de criar receitas autorais e dar meu toque especial a receitas tradicionais. Acima de tudo, cozinhar é um ato de amor, algo que busca surpreender e melhorar o dia de quem experimenta”, afirma.
Apesar de ter uma rotina mais isolada desde que deixou sua cidade natal, Ana Claudia ressalta a importância de reunir pessoas ao redor da mesa. “Estes momentos são um alicerce fundamental para qualquer família. Hoje, tento resgatar isso através do meu trabalho, conectando pessoas por meio de doces e bolos feitos com amor”, declara.
Para Ana Claudia, estar na cozinha vai muito além de uma profissão. “Sempre vi a cozinha como o coração da casa, um lugar que conecta pessoas. É uma paixão que me permite criar momentos únicos e fazer parte da história das pessoas, especialmente com os bolos exclusivos que se tornam o centro das celebrações”, declara.
A decisão de abrir sua confeitaria em Bento Gonçalves veio durante um momento difícil para o estado do Rio Grande do Sul, após as intensas chuvas de 2024. “Percebemos que as pessoas estavam carentes de algo mais do que comida. Queríamos oferecer aconchego e um momento de pausa na rotina caótica. Escolhemos a Serra Gaúcha para trazer nossa essência e acolher quem precisava de um pouco mais de calor humano”, explica.
Acompanhe seu empreendimento no instagram @casadivaniglia, e fique por dentro das novidades da confeitaria.
Chocotone
Ingredientes
- 3 ovos
- 3/4 xícara de açúcar
- Uma pitada de sal
- 2 colheres de margarina
- 250 ml de leite morno
- 50 gr de fermento biológico
- 800 gr de trigo
- 300 gr de gotas de chocolate
- 20 ml essência de panetone
- Raspas de 1 limão
- 2 gemas
Modo de preparo:
- Liquidificar os ovos, açúcar, sal, margarina, leite e fermento biológico.
- Transferir o conteúdo para um recipiente grande e adicionar o trigo, gotas de chocolate, essência de panetone e raspas de limão.
- Sovar a massa por pelo menos 15 minutos, Transferir para as formas de chocotone e deixar a massa crescer por pelo menos 4 horas.
- Pincelar com as gemas e assar a 180 graus até dourar o topo. Fazer o teste do palito para ter certeza que o meio está assado.
Opcional: rechear com doce de leite, Nutella ou o brigadeiro de sua preferência e depois cobrir com chocolate derretido.