Aos 49 anos, Alice Menoncin, profissional com vasta experiência, fala sobre sua carreira. “Iniciei minha trajetória de trabalho em uma fábrica de móveis, mas foi um curso de Guia de Turismo que abriu muitas portas para mudanças na minha vida”, relembra Alice. Ao longo dos anos, ela também se formou em padaria e confeitaria, embora nunca tenha atuado profissionalmente na área.

Sua paixão pela culinária, no entanto, começou muito antes. “Quando eu tinha cerca de 12 anos, morava na colônia. Minha mãe precisava ajudar meu pai nas parreiras, e eu ficava em casa cozinhando para a família”, conta Alice. “Ela me dizia o que fazer, e assim, comecei a contribuir nos afazeres de casa”, diz.
A confeitaria, especialmente, sempre ocupou um lugar especial em seu coração. “Aos 16 anos, fiz meu primeiro curso de bolos e tortas de aniversário. Desde então, nunca mais parei de cozinhar para amigos, festas de família, e aprendi muitas coisas sozinha”, afirma. Alice recorda que, naquela época, aprendia assistindo ao programa de Ana Maria Braga, já que não havia internet para pesquisas.

Sobre sua relação com a cozinha, ela descreve: “A cozinha é um espaço mágico, onde podemos transformar insumos simples em sabores surpreendentes. Com um toque de carinho, realizamos sonhos, trazemos memórias afetivas. Ver a gratidão na entrega de um prato é a melhor parte”, reflete. Para ela, estar na cozinha é uma paixão, algo espiritual. “Não sei se é amor, um dom de Deus, ou outra coisa, mas é uma realização que palavras não conseguem explicar”, comenta.

Alice faz questão de agradecer à sua mãe, que faleceu, mas permanece como uma grande inspiração. “Ela foi o pilar de tudo que sou hoje, e sei que nos abençoa de onde estiver”, pontua. Agradece também ao marido e aos filhos pelo apoio incondicional: “Eles sempre acreditaram em mim, mesmo diante das dificuldades”, destaca.

Agora, após nove anos à frente do restaurante Pomodoro, no Caminhos de Pedra, Alice se prepara para um novo desafio: o Aliana Gastro. “É um empreendimento em parceria com minha filha, localizado no Sabrage Jardim e Gastronomia, no Vale dos Vinhedos”, revela.

Risoto de Costela Desfiada

Ingredientes:

1kg de costela magra
2 cebolas grandes
200gr de tomates
1 dente de alho
100gr de arroz carnarolli
50ml de vinho branco
300ml de caldo
20g de manteiga
Queijo provolone a gosto
Sal a gosto
Louro, alecrim

Modo de preparo da costela:

Tempere a costela com o sal e os temperos (louro, alecrim, alho e uma cebola)
Enrole em papel alumínio e coloque assar no forno por 1h e 30 minutos.
Depois de assado deixe esfriar e desfie a costela, e reserve.
Modo de preparo do molho:
Pique a cebola, refogue com o azeite, acrescente os tomates que para serem triturados no liquidificador, junte tudo e deixe cozinhar em fogo baixo; temperar com sal e pimenta a gosto.
Acrescentar a costela desfiada.

Modo de preparo do risoto:

Depois do molho pronto utilizar 2 colheres de sopa para uma porção individual de arroz, acrescentar o vinho branco e ir adicionando o caldo aos poucos e mexendo sempre para chegar ao ponto desejado (dica: deixe um pouco antes do ponto desejado, para que na hora que for comer, esteja no ponto ideal), adicione a manteiga e tampe por uns 5 minutos. Passado o tempo, mexa bem e adicione o queijo provolone ralado. Pronto! Se delicie com o seu risoto de costela.