“Na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um dez. Sou forte, mas não chego aos seus pés” (E.Carlos). Não é para menos. Dizem, por aí, que metade do mundo é mulher, e a outra metade são os filhos dela.

“Pra descrever uma mulher, não é do jeito que quiser”. “Primeiro tem que ser sensível, se não é impossível; quem vê por fora, não vai ver, por dentro, o que ela é”. “É um risco tentar resumir mulher” (E. Ramalho). Até porque ficou para trás a Amélia de Mário Lago e logo deu lugar à Maria, numa melodia de (re)Nascimento. “É uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer no planeta”.

Mas o véu da obscuridade ainda paira sobre a Terra. Por isso, “de repente, a mulher resolve mudar, virar a mesa, assumir o jogo, faz questão de se cuidar, nem serva, nem objeto…” (Pitty).

E canta e encanta reafirmando que sua força não é bruta, que não é freira nem é puta, que nem toda feiticeira é corcunda, que nem toda brasileira é bunda. (R. Lee).

E brada, nas baladas, que tá pra nascer o homem que vai mandar nela; se ficar enchendo o saco, ela manda tomar vergonha na cara…” (V. Popozuda)

E reverbera, sem perder a ternura, que ela só precisa SER, não precisa se justificar, mas não pode ter que se calar (Sandy).

E adverte, mostrando o norte, que um homem não a define, sua casa não a define, sua carne não a define. ELA é seu próprio lar (El Hombre).

E até compreende “O Outro Lado”, porque, na verdade, eles “são só garotos que não resistem aos seus mistérios, sempre tão espertos, perto de uma mulher, são só garotos…”

Mas constata que “a despeito de tanto mestrado, ganha menos que o namorado, e não entende o porquê…” (Pitty)

A mulher sabe que, apesar dos avanços ao longo da história, o caminho é longo e sinuoso e “É PRECISO TER FORÇA, TER RAÇA, TER GANA, TER MANHA, É PRECISO TER GRAÇA, É PRECISO TER SONHO QUEM TRAZ NA PELE ESSA MARCA, QUE MISTURA DOR E ALEGRIA” (M. Nascimento). E que venha de dentro dela ou de onde vier, com toda malícia e segredos, que tenha o cio das onças e lute com todas as forças e conquiste o direito de SER uma nova mulher (Simone). É PRECISO TER…