A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, na tarde de sábado, 25, uma passageira que afirmou estar carregando uma bomba durante o embarque no Aeroporto Internacional de Brasília.

De acordo com nota divulgada pela PF nesta segunda-feira, 27, a mulher e uma acompanhante informaram, no momento do check-in, que “portavam uma bomba” em suas bolsas. A declaração acionou imediatamente os protocolos de segurança aeroportuária.

As bagagens foram submetidas à inspeção por raio-X e revista manual, mas nenhum artefato explosivo foi encontrado. Após a verificação, as duas passageiras foram levadas à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal para prestar esclarecimentos.

Uma delas foi presa em flagrante pelo crime de expor a perigo aeronave ou praticar ato capaz de impedir ou dificultar a navegação aérea, previsto no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro. A pena mínima é de dois a cinco anos de reclusão.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, mas a passageira autuada vai responder ao processo em liberdade.

Um caso semelhante ocorreu em julho deste ano, no Aeroporto de Caxias do Sul, após um incidente, quando uma criança de 12 anos afirmou, em tom de brincadeira, que carregava uma bomba na mochila. A declaração mobilizou a equipe de segurança e causou o atraso de um voo da companhia Azul com destino a Viracopos (SP). A aeronave, os passageiros e as bagagens precisaram passar por nova verificação antes da liberação do embarque.