A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começou a notificar os condutores das categorias C, D e E que ainda não regularizaram o exame toxicológico vencido. Essas notificações, enviadas por meio da Carteira Digital de Trânsito, alcançarão cerca de 3,4 milhões de motoristas em todo o país. O objetivo principal é evitar que esses condutores sofram penalidades devido à falta de cumprimento dessa exigência legal.
Para aqueles que dirigem caminhões e ônibus e possuem CNH com vencimento entre janeiro e junho, as multas começarão a ser aplicadas a partir de 1º de maio, caso não estejam com o exame toxicológico em dia. Já para os condutores com vencimento entre julho e dezembro, as autuações iniciarão em junho. As multas, conforme estabelecido pela Senatran, podem ser realizadas diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans).
A não realização do exame dentro do prazo estipulado é considerada uma infração gravíssima, sujeita a multa no valor de R$ 1.467,35, além da penalidade de sete pontos na CNH. Para evitar essas consequências, os motoristas devem buscar um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. Esse teste é capaz de detectar o uso de substâncias psicoativas, como anfetaminas e cocaína, consumidas até 180 dias antes, e é feito por meio de amostra de cabelo, pelos ou unha.
Foto: Divulgação / Detran.RJ