Na última quinta-feira, 3, ocorreu na Fundação Casa das Artes, a abertura da mostra “Cores do Vinho”, das artistas plásticas Zélia Paludo e Marilene Beltram. Essa nova safra de quadros tem como tema o Vale dos Vinhedos. Nas telas, o distrito ganha os tons e as nuances da técnica de pintura com vinho onde são retratados os aspectos culturais, arquitetônicos e paisagísticos. São imagens de parreirais, da pisa da uva, da confecção da dressa, o trabalho, os casarões, a fé: uma crônica dos imigrantes italianos narrada na bebida símbolo de Bento Gonçalves, o vinho.

A mostra faz parte de projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. Durante o seu curso, foi preciso fazer uma pesquisa histórica, feita por Sandro Giordani da Trentino Promozione e fotográfica do Vale dos Vinhedos, pelo fotógrafo James Adilson Rodrigues. Após as pesquisas de campo, as artistas plásticas selecionaram as imagens que foram reproduzidas nas telas as quais evidenciam o patrimônio histórico material e imaterial do Vale dos Vinhedos.

A primeira mostra ocorreu no Palácio Municipal, no Salão Nobre, em fevereiro de 2022; a segunda, foi no Piazza Salton, em julho de 2023, onde o público pode presenciar a criação de telas com técnica com vinho ao vivo. Agora, além da Casa das Artes, integra o circuito de “Cores do Vinho” o L’América Shopping e Piazza Salton. “A Zélia e eu estamos satisfeitas com o aperfeiçoamento da técnica e a apresentação desta terceira mostra de telas pintadas com puro vinho, destacando que o trabalho é original e sem orientação de colegas de profissão. Neste projeto Cores do Vinho, utilizamos somente vinhos tinto, branco e rosé, provenientes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É uma carta de amor ao distrito e a Bento Gonçalves, representando a nossa cultura italiana, dos nossos antepassados. É uma realização para nós”, enfatiza Marilene.

Por fim, Marilene destaca suas impressões com a exposição até o momento:

Vinho é arte,

Vinho é história, memórias…

Vinho é alegria, união…

O vinho reflete a terra, sua origem, o processo…

O bom vinho de hoje também é o resultado da dedicação e empenho de várias gerações.

Da terra para a tela, o vinho carrega em suas cores e aromas as histórias do trabalho árduo do homem imigrante italiano. Cada gota de vinho evoca a tradição, o suor e a dedicação daqueles que, ao cultivar as vinhas, construíram raízes profundas na terra brasileira.

A arte de pintar com vinho resgata esse legado, transformando o esforço e a memória em uma expressão visual.

Assim, a Exposição Cores do Vinho, se torna um tributo vivo ao trabalho e à história, onde o vinho do Vale se funde as telas ressignificando e se transformando em novas obras de arte.

Programação Mostra Artística “Cores do Vinho”

Fundação Casa das Artes

Período: até 17 de abril

Horário: das 8h às 21h

Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

L’América Shopping

Período: 25 de abril a 09 de maio

Horário: 10h às 22h

Endereço: Rua Treze de Maio, 877, bairro São Bento

Piazza Salton

Período: 20 de maio a 03 de junho

Horário: 10h às 22h

Endereço: Rua Dr. Montauri, 20, bairro Centro

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura