Bento Gonçalves perdeu uma de suas figuras mais proeminentes na área da educação na quinta-feira, 18 de julho. Aos 83 anos, faleceu Vercino Franzoloso, ex-diretor da Faculdade Cenecista, reconhecido como um dos pioneiros no desenvolvimento do ensino superior na cidade. O velório está sendo realizado na Sala A da Capelas São José desde as 16h desta quinta-feira até as 22h, sendo retomado na manhã de sexta-feira, 19, a partir das 6h. O sepultamento está programado para ocorrer ainda nesta sexta-feira, às 15h, no Cemitério Municipal Central.

Franzoloso nasceu em 5 de julho de 1941, em Bento Gonçalves, e desde jovem demonstrou interesse pela educação. Após completar 21 anos, mudou-se para Porto Alegre para estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se graduou em Ciências Econômicas enquanto trabalhava no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Apesar de sua formação em números, sua verdadeira paixão era o ensino.

Após sua graduação, especializou-se em Formação de Professores de Ensino Técnico Comercial na UFRGS e retornou a Bento Gonçalves com o objetivo de fundar uma instituição de ensino superior na região. Sua visão foi concretizada em 1998, quando iniciou seu trabalho na Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) e posteriormente no Centro Universitário de Farroupilha (CNEC), onde ascendeu ao cargo de diretor.

Sob sua liderança, o Complexo de Ensino Cenecista de Bento Gonçalves evoluiu para uma instituição de ensino superior, inicialmente conhecida como Centro de Ensino Superior de Bento Gonçalves e posteriormente como Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG). Inicialmente oferecendo cursos de Administração em Recursos Humanos, Marketing e Gestão de Negócios, a instituição expandiu rapidamente sua oferta educacional para incluir cursos como Administração em Produção e Enfermagem.

Franzoloso dedicou sua carreira à formação de profissionais qualificados, garantindo que a instituição contasse com um corpo docente composto majoritariamente por doutores. Ao longo dos anos, a FACEBG ampliou seu portfólio de cursos, oferecendo atualmente uma ampla gama de bacharelados, cursos técnicos e licenciaturas.

Foto: Arquivo