Faleceu na segunda-feira, 23, a artista plástica Neiva Maria Valenti Poletto, aos 75 anos. A causa da morte não foi diuvlgada. Com uma vida resumida à família, que ocupava o primeiro lugar em seu coração, enquanto a arte se entrelaçava em sua trajetória no campo da educação, Neiva Maria afirmava ser apaixonada por Bento Gonçalves, sua terra natal. Filha de Aristides Valenti e Tereza Pitt Valenti, a personalidade bento-gonçalvense era formada em Artes Plásticas e pós graduada em Educação.

A artista iniciou sua carreira profissional no interior de Bento Gonçalves, nas comunidades de Linha Paulina e Faria Lemos. De professora estadual passeou a professora federal na antiga Escola Agrotécnica, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Aposentada, continuou trabalhando na Casa das Artes e no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.

Atualmente, realizava trabalho voluntário na Casa do Artesão e do Artista, no Museu do Imigrante e onde era chamada. Fez parte também da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG). Neste ano, Neiva também concorria a uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Em uma de suas entrevistas ao Semanário, Neiva Maria afirmou que a arte tem o poder de transformar a sociedade. “Acredito que a arte tem o poder de contribuir para um mundo mais fraterno e humano, onde a desigualdade social seja reduzida. Para mim, essa combinação é fundamental na busca por uma sociedade mais justa e solidária, refletindo valores que tanto defendo em minha prática educativa”, disse.

O velório ocorre nesta terça-feira, 24, na Fundação Casa das Artes, local onde Neiva Maria atuou em sua trajetória dentro das artes plásticas e o sepultamento está marcado para hoje, às 16h, no Cemitério Público Central.

Neiva Maria deixa o esposo Bruno Poletto, com quem era casada há mais de 50 anos e cinco filhos: Andréa, Alex, Bruna, Caroline e Jean. 

A Associação de Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG), emitiu nota lamentando a partida da artista.

Conforme a presidente da Casa do Artesão e Artista Plástico, Ivete Todeschini Menegotto, Neiva Maria sempre idealizou ações e promoções à arte, ressaltando sempre o seu amor à família. “Foi mãe de família com valores. Na AAPLASG, fez parte com período de presidência. Na Casa do Artesão e Artista Plástico auxiliou muito com seu olhar de curadora da Arte. Percebia-se desejos constantes nas atividades Artísticas, mesmo com saúde mais debilitada. Pra Neiva não havia tempo ruim. Ela estava sempre disposta, corajosa, não tinha “papas na língua “, ela era livre”…”, lembra.

A prefeitura de Bento Gonçalves e o IFRS emitiram nota oficial, lamentando a partida da artista plástica.