Ex-jogador foi vítima de um infarto fulminante enquanto dormia
O futebol brasileiro está de luto. Morreu nesta sexta-feira, 25 de outubro, o ex-lateral direito José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, um dos convocados por Zagallo para a disputa da Copa do Mundo de 1998, na França, onde o Brasil foi vice-campeão.
Trajetória do jogador até a Copa do Mundo de 1998
Zé Carlos surgiu para o futebol em 1990, aos 21 anos, atuando pelo Esporte Clube São José, de São José dos Campos (SP). Nos anos seguintes, passou por diversos clubes do futebol paulista, além de uma passagem pelo Juventude, em 1996.
Em 1997, foi um dos destaques do Matonense, de Matão (SP), na conquista do Campeonato Paulista Série A2. Logo em seguida, foi transferido para o São Paulo, onde teve a passagem mais vistosa de sua carreira. Ainda em 1997, foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro, pelo Bola de Prata, da Placar.
Em 1998, foi campeão paulista com o Tricolor do Morumbi, e na metade do ano, foi convocado para a disputa da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. No Mundial, Zé Carlos atuou em uma partida, substituindo Cafu contra a Holanda, nas semifinais, onde o Brasil venceu nos pênaltis.
Passagem pelo Grêmio e fim de carreira
Em 1999, o São Paulo emprestou o lateral para o Grêmio. Jogando pelo Tricolor Gaúcho, Zé Carlos conquistou o Campeonato Gaúcho e a Copa Sul, ambos em 1999.
Em 2001, participou da conquista do Campeonato Catarinense pelo Joinville. Este, que até hoje, é o último título estadual conquistado pela equipe do norte de Santa Catarina, que até chegou a conquistar o Catarinense em 2015, porém, perdeu o título para o Figueirense nos tribunais.
Zé Carlos se aposentou em 2005, aos 37 anos, jogando pelo Noroeste, de Bauru (SP).
O ex-jogador deixa uma filha de oito anos e um filho de 16. Na manhã desta sexta, os familiares estranharam, ao perceber que ele não havia acordado cedo, como de costume. Em seguida, acionaram o Pronto Socorro, que constatou o falecimento. Zé Carlos completaria 56 anos em 14 de novembro. É o primeiro jogador que disputou a Copa do Mundo de 1998 com a Seleção Brasileira que vem a falecer.
Imagem da capa: Ben Radford /Allsport