Os estudantes do Rio Grande do Sul ganharam um período extra para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, na segunda-feira, 20. Além da ampliação do prazo, os moradores do estado terão direito à isenção da taxa de inscrição, que normalmente custa R$ 85.
A medida visa facilitar o acesso dos estudantes gaúchos ao exame, especialmente considerando os desafios enfrentados devido à recente crise climática que assolou o estado. Santana também adiantou que o Ministério da Educação (MEC) estará atento à evolução da situação do estado e avaliará oportunamente possíveis mudanças na aplicação do exame, visando garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. “Nossas universidades e institutos federais seguem atuando na ajuda humanitária, assim como os hospitais universitários ligados ao MEC. Nós também flexibilizamos o calendário escolar, para dar mais tranquilidade aos estudantes, professores e gestores escolares, e estamos atentos aos ajustes de prazos e procedimentos de todos os nossos programas. Outra prioridade é o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino, para que possamos direcionar esforços e recursos de acordo com cada realidade”, afirmou Santana, em um breve balanço das ações do MEC desde que o estado foi atingido pelas enchentes.
Os interessados terão a opção de se inscrever tanto no período extra quanto no período regular, que vai de 27 de maio a 7 de junho. As provas do Enem 2024 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil