Os trabalhos de montagem da estrutura da nova bolsa que vai realizar a travessia pelo rio Taquari entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul deve ser finalizado nesta semana, segundo a Lacel Soluções em Serviços, responsável pela obra. Os trabalhos iniciaram ainda em junho passado, com a chegada do material.
De acordo com as informações, a estrutura será menor que a antiga, levada pelas águas durante as fortes chuvas registradas no início de maio. Segundo a empresa Lacel, responsável pela travessia, a antiga balsa, levada pelas águas, resultou num prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões. Os detalhes dão conta de que a nova embarcação terá 24 metros de comprimento e nove de largura, com capacidade de transportar até 15 veículos leves. O equipamento anterior comportava até 30 veículos.
Conforme a Lacel, há expectativa de que a balsa tenha seu tamanho ampliado nos próximos meses, já que novos módulos já estão sendo produzidos pela empresa e poderão, futuramente, ser acoplados na embarcação.
Após a finalização dos trabalhos de montagem, uma vistoria por equipes da Marinha do Brasil e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) do governo do Rio Grande do Sul deverá ocorrer para posterior liberação do serviço.
Licitação de nova ponte ocorre este mês
Na sexta-feira, 26, ocorre a abertura dos envelopes contendo as propostas da licitação para escolha da empresa responsável pela construção da nova ponte sobre a ERS-431. A estimativa é de que os trabalhos iniciem ainda em agosto, com previsão de conclusão em 2025.
Foto: Redes Sociais / Reprodução