Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que os trechos ainda bloqueados da BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, devem ser liberados ainda este mês. O pronunciamento veio após a assinatura da ordem de início das obras para a construção da nova ponte na BR-116, ligando Caxias do Sul a Nova Petrópolis.

Segundo o ministro, atualmente, existem cinco pontos de bloqueio na BR-470, dos quais pelo menos dois apresentam complexidade devido ao acúmulo de terra e pedras na via, além dos danos significativos causados. Entretanto, outros três pontos estão em condições mais favoráveis para a liberação iminente.

Filho informou aos repórteres presentes que a expectativa é que o tráfego de veículos leves seja retomado na estrada entre Bento Gonçalves e Veranópolis ainda neste mês. No entanto, antes da liberação, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) devem realizar uma avaliação técnica na ponte Ernesto Dornelles.

Apesar de não ter sofrido danos visíveis durante as chuvas do início de maio, a ponte apresenta avarias nas cabeceiras da estrutura. “Não há danos óbvios, mas ela será avaliada com rigor técnico. É uma ponte antiga. Suas cabeceiras foram duramente afetadas, inclusive uma delas formou uma cachoeira na região onde um restaurante foi destruído. Portanto, a ponte está passando por avaliação. Com autorização técnica, será liberada em breve”, afirma o ministro.

Foto: Ministério dos Transportes / Divulgação