O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou, na manhã desta segunda-feira, 10, em Brasília, que Caxias do Sul será contemplada com um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O anúncio ocorreu durante um encontro do Governo Federal com reitores de universidades e Institutos Federais, cuja transmissão foi realizada pelas redes do governo. Além de Caxias do Sul, outros nove municípios em diferentes regiões do Brasil foram selecionados para receber novos campi.
Embora não tenha detalhado quais cursos serão oferecidos na região da Serra nem a data prevista para a implantação do campus, Santana explicou que a escolha das cidades levou em consideração a análise da relação entre a população local e o número de matrículas públicas no ensino superior.
No caso de Caxias, esse braço da UFRGS se chamará Universidade Federal da Serra Gaúcha. Por ser um campus da mais tradicional universidade do Rio Grande do Sul, os trâmites são rápidos.
O ministro destacou que o investimento médio para a instalação desses 10 novos campi será de aproximadamente R$ 600 milhões, demonstrando o compromisso do governo em expandir o acesso à educação superior em todo o país.
Foto: Rochele Zandavalli /Arquivo / UFRGS