…nos alegramos ao enfrentar […] provações, […] que contribuem para […] perseverança […] caráter… vv.3-4
Daniel pilotava sua moto quando um carro o empurrou ao tráfego que se aproximava. Duas semanas depois, ele acordou no centro de traumas com uma lesão na medula espinhal que o deixou paraplégico. Daniel orou pela cura, mas ela nunca chegou. Entretanto, ele acredita que Deus lhe ensinou com compaixão que “o propósito desta vida é que nos conformemos à imagem de Cristo. Infelizmente, isso não acontece quando tudo corre às mil maravilhas, mas quando a vida é dura. Quando somos forçados a confiar em Deus em oração apenas para sobreviver ao dia”.
O apóstolo Paulo explicou dois benefícios de estarmos firmes em Deus: ter perseverança e alegrar-se em meio às provações (Romanos 5:3-4). Esses dois benefícios não nos convidam a suportar o sofrimento com força estoica ou a encontrar prazer na dor. Convidam-nos à inabalável confiança em Deus. No sofrimento ao lado de Cristo cultivamos a: “perseverança; caráter e esperança” (vv.3-4). Isso flui da fé de que o Pai não nos decepcionará, mas caminhará conosco pelo fogo e rumo ao futuro.
Deus nos encontra em nosso sofrimento e nos ajuda a crescer nele. Em vez de ver as aflições como desfavor de Deus, que descubramos as maneiras que Ele as usa para refinar e construir nosso caráter à medida que experimentamos como Ele enche nosso coração com Seu amor (v.5).
Por: Marvin Williams