O conselho sincero de um amigo é agradável como perfume e incenso. v.9

“Meu amigo, por vezes você parece mais santo do que realmente é”. Essas palavras foram ditas sob um olhar direto e com sorriso suave. Meus sentimentos estariam feridos se tivessem vindo de alguém que não fosse amigo próximo e mentor cujo discernimento eu valorizava muito. Em vez disso, sorri, pois sabia que as suas palavras “acertaram no alvo” e que ele tinha razão. Por vezes quando falava da minha fé, usava uma abordagem que dava a impressão de que eu não estava sendo sincero. Meu amigo tentava me ajudar a ser mais eficaz no compartilhar a minha fé. Refletindo sobre isso, vejo que ele me deu um dos melhores conselhos que já recebi.

Salomão afirmou sabiamente: “As feridas feitas por um amigo sincero são melhores que os beijos de um inimigo” (Provérbios 27:6). Os conhecimentos do meu amigo demonstraram a veracidade desse conselho. Fiquei grato por ele ter se preocupado o suficiente para me dizer algo que eu precisava ouvir, embora ele soubesse que poderia não ser fácil de eu aceitar. Por vezes, quando alguém nos diz apenas o que pensa que queremos ouvir, isso não ajuda, porque pode nos impedir de crescer e desenvolver de formas importantes.

A sinceridade pode ser uma atitude amável, se for demonstrada com amor genuíno e humilde. Que Deus nos dê a sabedoria para a receber e transmitir bem, refletindo o Seu coração atento.

Por:  James Banks