Planos frustrados
A frustração é um sentimento que surge quando as nossas expectativas não são concretizadas. Um plano ou projeto que sonhamos pode ser algo muito bom, quando bem avaliado e conformado à vontade de Deus. Entretanto, quando é diferente daquilo que deseja o Senhor, somente para satisfazer a nossa vontade, damos lugar ao egoísmo.
“Quando se vê uma pessoa perturbada, a causa da perturbação não é outra coisa senão a incapacidade de satisfazer a própria vontade”, diz São Bernardo de Claraval. Mesmo em meio à frustração das nossas vontades, Deus realiza o seu projeto em sua Divina Providência.
Divina Providência
A Divina Providência é a forma pela qual Deus conduz todos nós para a perfeição. Mas podemos nos perguntar, como os planos frustrados e os projetos errados podem nos conduzir à perfeição? O Senhor é detentor do controle de todas as coisas, pois ele mesmo nos diz: “Quanto a vós, até mesmo os cabelos da cabeça estão contados” (Mt 10,30). O Senhor, em sua Divina Providência, trabalha em nosso estado de caminhada, e, desta forma, realiza o seu projeto de perfeição utilizando-se das nossas limitações.
Deus realiza o seu projeto
Quando escolhemos mal, o Senhor nos apresenta a esperança de dias melhores. Quando perdemos alguém, Deus mostra o caminho para a vida eterna. Em meio aos problemas de saúde, encontramos a fragilidade do nosso corpo que logo passará. Nos sentimentos de frustração, o Senhor também nos revela o seu projeto providente.
Entrega a Deus
O Senhor nos pede um abandono ao Pai que cuida de todas as coisas. Não achemos que a Divina Providência é algo imaginário, subjetivo ou uma ideia. Não! A Divina Providência é concreta e direta, ela cuida de tudo. “Não fiqueis preocupados quanto à vossa vida” (Mt 6,25), pois em tudo Deus realiza o seu projeto.
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova