A Serra Gaúcha recebeu, no domingo, 24, a 2ª etapa da MegaRace de Corrida com Obstáculos, no Parque Gasper, em Bento Gonçalves. O evento, que iniciou às 6h da manhã e contou com largada oficial às 8h, reuniu atletas de diferentes idades e modalidades.

Com provas de 4 km e 8 km, disputadas nas categorias solo, dupla e quarteto, além da versão Kids, a competição exigiu dos participantes resistência física, preparo mental e, sobretudo, espírito de equipe. O trajeto, inspirado nos quatro elementos, água, terra, ar e fogo, foi repleto de desafios inusitados. Leandro Stopa foi ganhador solo 8 km, Caroline Tedesco, campeã solo 4km, Mariluci Varela na solo 8km e Cristiano Zanin na individual 4km.

Segundo a organização, o objetivo da MegaRace é aproximar os competidores da natureza e proporcionar uma experiência que vai além da corrida, criando situações que simulam obstáculos naturais e técnicos, em diferentes níveis de dificuldade.

A moradora de Bento Gonçalves, Débora Raquel Dores Lopes, que conquistou o 5º lugar na modalidade individual 8 km, destacou os momentos de maior dificuldade durante a prova. “Enfrentar o frio e a lama juntos foi complicado, pois a lama atrapalhava no desenvolvimento de vários obstáculos, isso me fez focar mais na precisão dos meus movimentos. A parte mais desafiadora para mim nessa etapa do Mega foram as argolas, com certeza”, relata.

Débora Raquel conquistou o 5º lugar na
modalidade individual 8 km

Apesar da dureza do trajeto, a atleta contou que em nenhum momento pensou em desistir, embora a falta de referência de tempo e distância tenha mexido com o psicológico.
“Nas trilhas parecia que não tinha fim, não tinha noção nem do tempo e muito menos da distância que já havia percorrido. Isso martelava na minha cabeça, mas fez me esforçar ainda mais para chegar no objetivo, a chegada”, explica.

Para Débora, o que mais marcou a etapa em Bento Gonçalves não foi apenas o desempenho individual, mas a energia coletiva de superação. “Não só ver que haviam muitas pessoas superando seus limites do meu lado, mas também saber que estávamos ali porque amamos o esporte. Todos decidiram tirar horas do domingo para mostrar a si mesmos que são capazes de tudo aquilo que enfrentamos”, diz.
A preparação para o desafio, segundo ela, foi intensa: treinos de corrida, treinos com peso, alimentação voltada para resistência e exercícios mentais. “Acredito que meu treinamento de força fez total diferença, pois muitos obstáculos exigiam partes específicas do corpo. Só com corrida eu não teria conseguido concluir”, completou.

A MegaRace conta com três etapas em 2025. A primeira foi realizada em abril, em Estrela, valendo vaga para a OCR Latam Chile. Após a passagem por Bento Gonçalves, a 3ª e última etapa será em Santa Cruz do Sul, nos dias 29 e 30 de novembro, encerrando o circuito do ano.