O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Os candidatos podem consultar se foram aprovados na chamada regular por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os estudantes selecionados devem realizar a matrícula junto à instituição de ensino no dia 2 de fevereiro. Cabe ao candidato verificar diretamente com a universidade os procedimentos, documentos exigidos, além dos prazos, horários e locais de atendimento para a matrícula.
O Sisu é um programa do MEC que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior em todo o país, com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o processo seletivo deste ano ocorreram entre os dias 19 e 23 de janeiro. Nesta edição, foram ofertadas 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos.
Para consultar o resultado do Sisu 2026, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e entrar com a conta gov.br. Na página, é possível verificar se houve seleção para uma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição.
Os participantes que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular ainda podem concorrer a vagas por meio da lista de espera do Sisu. O período para manifestar interesse ocorre entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde o candidato deve confirmar a intenção de participar da lista.
A convocação para matrícula dos candidatos selecionados pela lista de espera é de responsabilidade das instituições de ensino e tem início a partir de 11 de fevereiro. Por isso, o MEC orienta que os candidatos acompanhem as informações divulgadas pelas universidades para as quais manifestaram interesse.