Empresário será o responsável pela 86º gestão da história do clube

Na noite de segunda-feira, 9 de dezembro, o torcedor alviazul foi surpreendido com a renúncia do então presidente Douglas Tedesco, que deixou o cargo devido ao calendário da Divisão de Acesso de 2025, proposto pela FGF. As novas datas de disputa vão além de sua gestão, que tinha prazo de encerramento para agosto de 2025.

Com a saída de Tedesco, o vice-presidente do clube, Marcos Fracalossi, assume o cargo. Natural de Bento, Fracalossi atua como empresário no ramo de assessoria contábil. Em entrevista exclusiva ao Semanário, o novo presidente detalha o planejamento para sua gestão à frente do clube.

Processo de transição

Ele explica como foram esses últimos dias e como tem sido a transição de gestão com Tedesco. “Tivemos conversas muito agradáveis e tudo está ocorrendo de forma positiva.  O Tedesco é um colaborador do Esportivo, e isso precisa ser valorizado, assim como a contribuição de todos que participam ativamente deste clube”, comenta. Fracalossi também destaca o símbolo que a equipe representa para a cidade. “O Esportivo tem o carinho de Bento Gonçalves, e tem esse desejo de estar cada dia mais próximo de todos. O desafio de assumir a presidência do Esportivo é uma responsabilidade enorme, pois estamos diante de uma das bandeiras do nosso município e como tal deve ser tratado com respeito, preservando os valores comunitários, aproximando e criando unidade”, afirma.

Planejamento para 2025

O novo mandatário, aborda como está o alinhamento para o seu mandato. “Estamos tendo reuniões entre os membros da gestão que conosco planejarão as etapas de todos os departamentos. Faremos um diagnóstico efetivo das áreas e a partir da realidade projetaremos como será o ano de 2025 do clube”, diz. Ele também fala se já há, em mente, um perfil desejado para a escolha do treinador e dos jogadores que irão integrar o clube no ano que vem. “Informalmente, já existe um perfil de profissional idealizado. Porém, discutiremos os maiores detalhes nesses encontros que vêm sendo realizados”, explica.

Calendário da Divisão de Acesso

Fracalossi comenta sobre como pretende lidar com o calendário mais extenso da Divisão de Acesso, que deve ser proposto pela FGF. “Primeiro precisamos da concretização deles, para termos uma noção específica. Mas é importante ressaltar a visão macro que estamos dispostos a fortalecer no clube, o objetivo é planejar o ano integralmente, e não só considerando o período de uma competição.  Vamos dar muita força às categorias de base, com integração dos pais, atletas e profissionais. Elas são a efetivação de um de nossos grandes objetivos que é a aproximação com a comunidade”, revela.

Na sexta-feira, 20, a FGF divulgou as datas-bases da Divisão de Acesso 2025, revelando que a competição tem inicio previsto para 17 de maio e o fim em 31 de agosto, totalizando 21 datas e 106 dias de disputa.

Em comparação, a edição de 2024 teve 20 datas. Já o período de disputa, que havia sido previsto, e acabou sendo estendido devido às enchentes, era entre 13 de abril e 28 de julho, os mesmos 106 dias, com a diferença que em 2025, a competição começará e acabará um mês mais tarde.

Aproximação com a comunidade

Por fim, o novo presidente do Esportivo manda um recado para a torcida e para a população bento-gonçalvense. “Conclamamos para que estejam conosco. Somos apenas uma peça na engrenagem, mas o sucesso do Esportivo depende de toda a comunidade. Temos em mente que cada um da nossa comunidade é do Esportivo e o Esportivo é de cada um deles”, encerra.

Para 2025, além da disputa da Divisão de Acesso, o time tem a possibilidade de jogar a Copa FGF, competição que não participa desde 2014. Nas categorias de base, pela primeira vez na história, o clube está apto para jogar a primeira divisão do Gauchão nas três categorias  principais: sub-20, 17 e 15; um feito que eleva o patamar de clube formador à nível estadual.

Além da expansão das categorias de base, a nova gestão terá outros desafios significativos, como a formação de um departamento de futebol sólido; a escolha de um treinador para comandar o clube; a formação do elenco; além do provável calendário que será proposto pela FGF, estendendo as atividades da equipe profissional por mais tempo ao longo do ano.