Por Diego Panazzolo*
Os desafios da mobilidade urbana de nossa cidade são inúmeros em função de nosso relevo, mas soluções podem ser alcançadas se olharmos um pouco para o passado. Embora desativada, a linha férrea que corta nosso munícipio de norte a sul, tem excelente potencial para dar mobilidade a nossa cidade, reduzindo o tráfego de veículos, possibilitando a criação de ciclovia paralela a via. Por sua localização estratégica, o modal permitiria retirar parte dos ônibus em circulação, já que eles não precisam sair dos pontos extremos para chegar ao Centro, e essa ligação seria feita a partir de micro-ônibus, em ramais pré-definidos, trazendo maior eficiência ao transporte público, fazendo com que cada vez mais usuários se tornem adeptos do sistema.
A cidade precisa também ampliar a oferta de espaços públicos para o convívio comunitário e o Lago Progresso tem muito potencial para oferecer mais áreas para esportes, lazer, gastronomia e cultura para as pessoas, preservando espécies e vegetações existentes. Além de seu aproveitamento com viés turístico e cultural, o parque serviria como um ponto de conexão intermodal de transporte, já que os trilhos da via férrea, futuro troncal norte-sul, passam próximos ao lago. Já existem diversos estudos e trabalhos de conclusão realizados por docentes e alunos de Arquitetura da UCS sobre o local, mostrando as possibilidades e a importância do mesmo para nossa comunidade. Uma frente parlamentar também foi criada para que o tema possa evoluir e já está evoluindo, inclusive com a participação direta do prefeito municipal e secretarias de governo.
Estes são apenas dois exemplos do que o Bento+20, através da Câmara Técnica de Urbanismo, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, busca viabilizar em conjunto com o Poder Público e a sociedade. “Sabemos dos grandes desafios que envolvem ambos os projetos e, por isso, o envolvimento de toda a comunidade é fundamental. São transformações que levam tempo, mas que de etapa em etapa, possamos perceber que o caminho traçado leva a uma cidade voltada para as pessoas, buscando sempre melhorar a qualidade de vida de nossa população”, salienta Diego Panazzolo, coordenador da Câmara Técnica.
Todos podem participar do Bento+20. Participe você também e construa uma cidade melhor para todos. www.bentomais20.com.br
*Diego é integrante do CT Urbanismo