A quarta-feira (18), marca o retorno às aulas na rede pública de ensino de Bento Gonçalves. Os 25 educandários receberam cerca de 9.500 alunos da Educação Infantil – etapa Pré-Escola (Jardim A e Jardim B) – e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A volta simboliza começos, continuidade e términos da vida escolar, são reencontros e novas amizades, conhecidos e novos professores, que fazem parte da caminhada pedagógica de cada estudante e que formam a base dos futuros cidadãos.

Na EMEM Alfredo Aveline, o corpo discente foi recebido com tapete vermelho e grupo musical na entrada principal. A recepção já sinaliza o projeto norteador da escola que vai trabalhar o Cinema, considerando a sétima arte, ao longo de 2026. Guilherme Martin está desde o Jardim e hoje entra no 1º ano do Ensino Médio. Com 15 anos, já almeja cursar Medicina.

“Tenho boas expectativas agora que ingressei no Ensino Médio. As pessoas falam que é difícil, mas estou numa escola que tem muito boa estrutura, muito acolhedor para seguir em frente”, destaca.

Entre abraços e sorrisos, o clima foi de entusiasmo e expectativas para o avanço da aprendizagem. Para a pequena Vitória, tudo era novidade. Ingressando neste ano no Jardim A da Alfredo, chegou acompanhada de sua mãe, Katieli Rinco. “Ela está muito ansiosa por conhecer a estrutura. Nossa expectativa é que ela progrida, aprenda novos conhecimentos e venha contribuir para a infância dela”, enfatiza Katieli.

Após a execução do hino da escola, o diretor Márcio Pilotti deu as boas-vindas, sendo que os espaços foram higienizados, alguns receberam pintura e a inauguração do andar superior do bloco, com quatro salas de aula.

“Que bom que os nossos principais atores deste espetáculo chamado Educação estão aqui conosco. Somos a maior escola da rede municipal. Estamos muito contentes com o início do ano letivo e estamos recebendo em torno de 1.050 alunos matriculados. Que todos façam a sua parte para termos um ano pleno de conquistas”, falou o diretor.

A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, esteve presente acompanhando o movimento, conversando com os pais, alunos e equipe diretiva. Cada sala organizada, cada professor preparado e cada equipe mobilizada representam o compromisso da rede com o futuro de Bento Gonçalves.

“O retorno das equipes diretivas foi no final de janeiro para o devido preparo das escolas. Todas elas estão preparadas para o acolhimento e de integração, onde nossa missão é ensinar e transformar realidades. Até o momento, já são 11.500 alunos matriculados, construindo diariamente uma educação pública de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral de cada estudante”, comenta Andreza.

A Secretaria de Educação informa que no dia 23 de fevereiro será publicada a 3ª lista da Educação Infantil – Etapa Creche, com matrícula a ser efetuada de forma imediata.

Novidades para a rede pública em 2026

O ano letivo de 2026 também traz importantes avanços para a educação do município. Entrarão em funcionamento duas novas escolas de Educação Infantil – etapa Creche –, ampliando a oferta de vagas e fortalecendo o atendimento às famílias, sendo uma no bairro Humaitá e outra no bairro São João. Além disso, está prevista, para o primeiro quadrimestre, a abertura de mais uma escola em turno integral, atendendo estudantes do 3º ao 9º ano, ampliando oportunidades de aprendizagem e o atendimento na rede municipal.

“Seguimos investindo, ampliando e qualificando a educação pública, porque acreditamos que é por meio dela que construímos uma cidade cada vez mais desenvolvida, humana e justa”, ressalta a Secretária.

Fotos: Janine Gelenski