O Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, revelou que a Lituânia alcançou o topo da lista como a nação mais feliz para menores de 30 anos. Localizada na região centro-norte da Europa, a Lituânia não apenas liderou entre os jovens adultos, mas também se destacou globalmente, ocupando a 19ª posição geral no índice de felicidade.
Países escandinavos como Finlândia, Dinamarca, Islândia e Suécia lideram a lista geral de felicidade, porém, quando se trata exclusivamente da população sub-30, a Lituânia conquistou a posição cobiçada.
O jornal britânico The Guardian reportou que vários fatores contribuem para a alta satisfação dos jovens lituanos, incluindo aluguéis acessíveis, educação gratuita e uma vida noturna vibrante. Em uma escala de 0 a 10, a Lituânia recebeu uma nota impressionante de 7,76 entre os menores de 30 anos.
Na sequência, Israel alcançou a segunda posição com uma nota de 7,67, seguido pela Sérvia em terceiro lugar, com 7,66 pontos. Completando o top 10, encontram-se países como Islândia, Dinamarca, Luxemburgo, Finlândia, Romênia, Holanda e República Tcheca.
Para o Brasil, o panorama é diferente. O país figura na modesta 60ª posição no ranking de felicidade para menores de 30 anos, contrastando com sua posição um pouco melhor, 44ª, no ranking geral sem distinção de idade.