O jornalista, apresentador e locutor estava internado desde o dia 6 de janeiro

O esporte brasileiro está de luto. Foi confirmado na tarde deste domingo, 19, o falecimento do lendário jornalista esportivo Léo Batista, aos 92 anos, em decorrência de um tumor no pâncreas. Ele estava internado desde 6 de janeiro no Hospital Rios D’Or, na Freguesia, Zona Oeste do Rio.

Nascido em 22 de julho de 1932, como ‘João Baptista Belinaso Neto’, Léo Batista acumula mais de 77 anos de carreira na área das comunicações, com 55 anos dedicados à Rede Globo.

O pseudônimo “Leo” veio do nome de sua irmã, Leonilda – “ela que tem horror ao nome dela, Leonilda, e que a gente só chama de Nilda. Peguei o “Leo” dela, deixei de lado o João Bellinaso Neto, e virei Leo Batista”.

Dono de uma “voz marcante”, Batista vivenciou inúmeros momentos da história brasileira. Em agosto de 1954, aos 22 anos, deu a notícia da morte do presidente Getúlio Vargas. Desde 1970, quando ingressou na Rede Globo, passou a atuar majoritariamente na área esportiva, tornando-se um dos grandes ícones do esporte brasileiro. Tornou-se o primeiro apresentador tanto dos telejornais nacionais Jornal Hoje (1971) e Esporte Espetacular (1973), quanto do regional Globo Esporte (1978). Também passou pelo Jornal Nacional, Fantástico e Globo Rural.