Seguindo a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo foco central é a amizade, a 146ª edição da Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves também vai seguir por esta linha. Na noite de segunda-feira, 19, ocorreu a divulgação da campanha de comunicação do tradicional evento religioso da cidade. Com a presença de padres, irmãs pastorinhas, casais festeiros e da imprensa, foi divulgado o material que será utilizado a partir de agora, até a data máxima, 13 de junho, dia dedicado ao santo padroeiro do município.
Com o lema “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”, a ideia é provocar a reflexão da comunidade católica sobre o tema e valorizar o contato fraterno entre as pessoas. Para o pároco, padre Volmir Comparin, os festejos de Santo Antônio além de serem uma marca tradicional do município, são oportunidade para ajudar as pessoas num processo de mudança. “A nossa Festa não se resume somente em comida e bebida, mas é sinal do Reino de Deus. Queremos que cada encontro nos ajude a reconhecer os valores das pessoas. Nós queremos que em cada dia da Festa, seguindo o testemunho de Santo Antônio, nós possamos ver a paz. Com Santo Antônio queremos nos tornar fraternos aqui. Queremos a paz e a paz vem com o amor”, salienta.
Programações dos festejos iniciam dia 11 de março
As primeiras atividades alusivas aos festejos iniciam na noite do dia 11 de março, quando ocorre a segunda edição da procissão luminosa que irá reunir, a partir das 19h30min, estudantes e famílias das escolas católicas, além dos catequizandos da paróquia, com saída da Praça Centenário e chegada com bênção no Santuário Santo Antônio, às 20h. Na procissão luminosa também será feita a abertura da Pré- Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ).
Já as tradicionais visitas da imagem de Santo Antônio iniciam no dia 1º de abril com os colégios católicos de Bento Gonçalves e segue até 9 de junho, quando o Padroeiro irá até a Penitenciária Estadual. Além das comunidades atendidas pela Paróquia, também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como prefeitura, a APAE e o Hospital Tacchini.
Para a coordenadora da equipe de festeiros, Ana Maria Coser Mazutti, o desejo é que os festejos ajudem o povo de Bento Gonçalves a se aproximar da Igreja e das comunidades de fé. “O próprio lema expressa o que queremos: que brote a fraternidade. Que as pessoas tenham a oportunidade de se conhecerem, umas com as outras. Que esta Festa seja de muita paz e tranquilidade para todos. Essa Festa é um momento em que muitas pessoas se unem para rezar e, certamente, Santo Antônio olha por nossa cidade e intercede por Bento Gonçalves”, pontua.
O jantar de lançamento da 146ª Festa de Santo Antônio e entrega do Troféu ‘Tonito’ aos festeiros de 2023 e a homenagem aos festeiros de 1974 e 1999, será em 15 de março.
De acordo com os organizadores, em breve, o material impresso da 146ª edição vai estar disponível, contendo toda a programação social, religiosa e de visitas, além de orações e trechos dos Sermões de Santo Antônio, a grande Obra que o próprio frade deixou, que reúne suas pregações a partir da liturgia de cada domingo.