Na 91ª Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Vereadores, quatro matérias da Ordem do Dia foram aprovadas por unanimidade. Entre elas, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 139 de 2022, de autoria do vereador Davi Da Rold, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Bento Gonçalves o Torneio Internacional de Vôlei Master, evento anual.
Além disso, por meio da aprovação do PLO nº 143, o Poder Executivo fica autorizado a vender em leilão uma sala comercial de propriedade do município, localizado no centro da cidade, local onde operava a Junta de Serviço Militar de Bento Gonçalves. Conforme o projeto enviado pelo prefeito ao Legislativo, desde a transferência à Casa Geisel, o referido imóvel encontra-se desocupado e sem nenhuma utilidade pública, especialmente pela falta de acessibilidade.
Os parlamentares Da Rold e Anderson Zanella foram autores das Moções nº 15 e 16 de 2022, também aprovadas, em “protesto aos atos contrários ao estado de direito perpetrados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes”.
Vereador Dentinho: Defesa de informações mais esclarecedoras
De acordo com pronunciamento do parlamentar Rafael Fantin – Dentinho, os vereadores têm a função fiscalizatória de cobrar o Executivo, entender e repassar as informações mais corretas para a sociedade, por isso, solicitou a retomada de uma reforma no Barracão. “É uma demanda que já passou, no mínimo, por três prefeitos e um trecho de pouco mais de 500 metros não consegue ser finalizado. No último ano a obra começou, mas ela está parada, faltando 7,5 metros. É na rua atrás do posto de saúde, que liga a estrada do Barracão à antiga RS-444, local onde tem um poste no meio da via. O que me causa estranheza é que uma obra dessas não tenha um projeto que previu isso”, expôs.
Vereador Sessi: “São os pequenos gestos que vão favorecer boa parte da comunidade”
O vereador Adair Sessi, em discurso livre na tribuna, evidenciou que desde que assumiu o cargo no Legislativo tem feito diversas indicações ao município, principalmente para a comunidade da qual é presidente da Associação de Moradores, o bairro São João. Uma das necessidades é a implementação de estruturas para proteger os passageiros do transporte público das intempéries climáticas, especialmente da chuva. “São coisas simples. Para nós, talvez o importante seja comprar o carro, mas para muita gente é ter um abrigo na parada de ônibus. São os pequenos gestos que vão favorecer boa parte da comunidade”, ressaltou.
A reivindicação do parlamentar é para que os abrigos sejam construídos na entrada da Eulália, entre outros locais. “Ali tem diversas pessoas que utilizam e está sem, inclusive crianças que vão para o colégio. Tem mais duas no bairro São João. Uma já tem a parada, mas o fluxo de pessoas aumentou em pouco tempo. Existe uma de madeira, um dia estava chovendo, contei e tinham mais de 20 pessoas esperando ônibus, mas apenas sete protegidas”, mencionou.
Vereador Petroli: Fiação exposta na Via Gastronômica tira o realce
Conforme o vereador Agostinho Petroli, é necessário continuar debatendo sobre os recursos investidos na Via Gastronômica e os resultados que estão sendo obtidos por meio das obras. “Tenho falado muito sobre os valores que inicialmente eram colocados para a construção e os que estão hoje, de R$ 2,5 milhões para R$ 5 milhões. Quando o prefeito chamou os vereadores para falar da proposta, fiz uma única observação, os fios expostos. Os postes são muito bonitos, mas um pouco acima a gente vê a fiação elétrica e cabos de comunicação e telefonia naquele emaranhado. Tira todo o realce que temos, está lá para ser constatado. Não sei o que pensou quem fez esses projetos, para mim é dinheiro quase colocado fora. Poderiam muito bem ter investido mais e colocado no subterrâneo”, frisou.
Vereador Zanella: Só paradas não resolvem
Para o parlamentar Anderson Zanella, é necessário seguir o que manda a legislação municipal e levar à Câmara discussões que realmente impactam no dia a dia da sociedade. “É importante a parada? Sim. Mas, mais importante é ter ônibus, porque se tem, as pessoas não ficam lá esperando. Precisamos de ação, trazer aqui a discussão das transformações que realmente impactam na mobilidade urbana. Não adianta pedir mais ônibus e não ter corredor. Precisamos ter a coragem, estar fortes e unidos para que sejamos a voz dessa mudança. O que mais queremos é o bem-estar e a qualidade de vida da nossa gente”, destacou.
Vereador Pelicioli: “Precisamos nos unir como vereadores e cobrar do Poder Público”
O vereador Ari Pelicioli destacou também a necessidade de paradas de ônibus mais estruturadas em outros bairros. “Já fizemos várias reuniões e, infelizmente, não tivemos êxito. Temos problemas no São Roque, Dom Inácio, Nossa Senhora da Saúde, Vila Nova, Cohab, Fenavinho, também por lá faltam alguns abrigos. Além disso, precisamos nos unir como vereadores e cobrar do Poder Público uma nova licitação para que, realmente, se tenham horários de ônibus”, cobrou.
Vereador Da Rold: Aplausos para a Caminhos do Aprender
Da Rold parabenizou a inauguração e entrega da Escola Caminhos do Aprender, que aconteceu na sexta. “Diversos colegas estiveram presentes, um ato muito bonito com apresentações em libras. Uma escola incrível, projeto que começou na época do ex-prefeito Pasin. A gente vem avançando a passos curtos, mas que são fundamentais na inclusão e diversidade. Um lugar que vai atender crianças autistas, surdas, com uma infraestrutura incrível, é esse tipo de aparelho público que precisamos para inclusão e serviço”, elogiou.
O parlamentar comentou duas importantes notícias que recebeu e que podem impactar o município. “Até o fim do ano vai chegar uma retroescavadeira aqui em Bento, para auxiliar na safra da uva, fomentar o turismo. Sempre digo que a Vindima representa para nós o que o Natal Luz é em Gramado, não tenho sombra de dúvidas que é fundamental para a gente dar condição para o homem do campo”, contou.
Ele também comentou que recebeu, da delegada Deise Salton Brancher Ruschel, uma foto da viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). “Foi adquirida pela economia de recursos da Câmara. Quero parabenizar os colegas pela responsabilidade, para que a gente possa retornar, de alguma forma, para a população. O veículo já está envelopado e na fase de equipagem”, sublinhou.
Fotos: Divulgação