Aluna do Vânia Mincarone recebeu Moção de Aplauso por desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática
Dois projetos e uma Moção de Aplauso foram aprovados por unanimidade na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na segunda-feira, 3 de abril. O primeiro projeto aprovado, de autoria do vereador Duda Pompermayer (Progressistas) diz respeito ao não recebimento e inauguração, por parte do Executivo Municipal, de obras inacabadas ou, embora concluídas, não estejam em conformidade. “Isso é falta de respeito com o dinheiro público”, afirmou. Também foi aprovado por todos os legisladores um projeto de origem executiva, para cedência de servidores efetivos e estagiários para a Fundação Casa das Artes.
A Moção de Aplauso, também de autoria do vereador Duda Pompermayer, foi direcionada à aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vânia Medeiros Mincarone, Júlia Bertan de Lima, Medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A menina havia sido homenageada no dia 23 de março, no Auditório Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, com o prêmio Meninas Olímpicas, ação da Procuradoria da Mulher. O prêmio integrou as comemorações do mês dedicado à mulher, destacando a atuação de meninas que, desde cedo, inspiram outras mulheres a se voltarem ao âmbito científico.
Na Sessão da segunda-feira, o suplente de vereador Luís Gromowski (Progressistas) assumiu uma cadeira no lugar do vereador, também suplente, Davi Da Rold (Progressistas), que no dia primeiro de abril tomou posse como Secretário Municipal de Turismo.
Vereador Gava
Abordado por ambulantes
Em sua manifestação na tribuna, o vereador José Gava (PDT), disse que foi abordado por um ambulante no Centro de Bento Gonçalves no último sábado, oferecendo produtos para venda, como joias, óculos e roupas. Ao questionar o mesmo, solicitando se ele ofereceria Nota Fiscal dos produtos, este passou a agredi-lo verbalmente e manda-lo embora. Gava demonstrou muita indignação com a ação dos ambulantes no local, debaixo dos olhos de agentes de segurança pública, colocando em risco ao ameaçarem as pessoas que os questionam ou não aceitam suas ofertas.
Além disso, Gava falou que foi procurado por associados da Vinícola Aurora, muito preocupados com o que está acontecendo e com o que ainda está por vir diante dos fatos ligados à situação dos trabalhadores encontrados em situação degradante no Município. Afirmaram que ainda estão sofrendo muitos ataques e que sabem que existem advogados ingressando com processos, de trabalhadores “loucos para ganharem indenizações” e que por ser uma Cooperativa, ainda irá sobrar para eles pagarem a conta. Ainda de acordo com os produtores, tanto a Vinícola quanto os associados já passaram por momentos muito difíceis e que é triste passar por isso novamente.
Gava enfatizou que aos 12 anos já “fazia bico” na Leopoldina (atual Vale dos Vinhedos), limpando uva para a família Fontanive, retirando grãos verdes e estragados para ganhar um troco. Aos 13 anos, veio para a cidade, e também para receber “uns pilas” vendia picolé na rua. “E agora, quem vai contratar para fazer esses bicos? Os maiores prejudicados serão os trabalhadores que precisam manter suas famílias. Alguns deles viviam uma rotina de anos, trabalhando na safra. Neste ano, por causa de alguns, todos acabaram pagando”, afirmou.
Vereador Petroli
Mobilidade Urbana em pauta
A criação de uma Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana foi destacada pelo vereador Agostinho Petroli (MDB). “Tenho me manifestado sob os mais diversos aspectos de como está complicada a mobilidade em Bento Gonçalves. Temos problemas de relevo, que não nos favorecem, mas deixamos muito acontecer, o que acaba prejudicando o trânsito.
Os problemas estão diretamente relacionados ao nosso Plano Diretor. Executivo e Legislativo são responsáveis”, apontou. Conforme ele, o rápido desenvolvimento, o crescente uso de transporte pessoal, em detrimento à deficiência do transporte público são preocupantes. “A criação de rotas inteligentes deve ser melhor pensada. Precisamos também de melhorias de acesso, incentivo ao uso do transporte coletivo. Temos sido muito questionados sobre soluções, que muitas vezes se agravam pela inércia de nossos administradores, que não buscam formas mais eficientes para melhorar. Precisamos conhecer os estudos que foram feitos até agora”, frisou.
Vereador Zanella
Fiscalização aos ambulantes
O líder do Progressistas na Câmara, Anderson Zanella, agradeceu a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, pelas duas operações de fiscalização ao trabalho informal e ilegal no Centro de Bento Gonçalves, realizadas no fim de semana. “Agradeço, mas reitero a importância de manter a fiscalização durante a semana, principalmente nos horários de pico do comércio, dos bancos, em especial nesta semana de pagamento”, frisou Zanella, que complementou: “Faço esse pedido, que na verdade é um apelo para que se intensifiquem as fiscalizações. Peço também que fiscalizem em frente aos supermercados, nos semáforos, principalmente a venda ilegal de alimentos, que tem procedência, controle, cuidado muito mais especial do que outros itens”, falou.
Zanella ressaltou, inclusive, o trabalho da Frente Parlamentar do Meio Ambiente. “A burocracia está cada vez maior e é mais difícil ter acesso aos serviços, às informações. Tudo tem que ser por e-mail, por sistema e não se tem acesso aos tais técnicos. Alguma coisa precisa ser feita com urgência”, afirmou.
Vereador Pelicioli
Segurança nas escolas
O vereador Ari Pelicioli (Cidadania), utilizou seu espaço para informar que protocolou uma indicação solicitando a possibilidade de implantação de portões eletrônicos com detectores de metais em todas as redes de escolas do município. “A onda de violência nos estabelecimentos de ensino tem sido crescente em nível nacional. São ataques com facas e armas de fogo, que não podemos deixar que cheguem até nós”, disse.
Fotos: Divulgação