Apesar do susto, o Alviverde voltou de Belo Horizonte com os três pontos, vencendo o Atlético-MG por 3 a 2 e abrindo quatro pontos de distância do Z4
Na noite de terça-feira, 26, o Juventude, precisando vencer para se distanciar da zona de rebaixamento, foi até a Arena Independência, em Minas Gerais, para enfrentar o Atlético-MG. A ocasião era a oportunidade perfeita para o Ju pontuar, já que o adversário, focado na final da Libertadores, foi a campo com um time totalmente reserva, e ainda por cima, estava jogando de portões fechados.
O Juventude tomou a iniciativa, começou o jogo criando as melhores oportunidades, e aos 21 minutos, chegou ao gol. Ronaldo recuperou a bola, tocou para Edson Carioca, que encontrou Lucas Barbosa, que finalizou colocado e no canto. 1 a 0 para o Ju.
O Atlético-MG respondeu a desvantagem no placar, criando grandes oportunidades, e obrigando o goleiro Gabriel a trabalhar. Porém, foi o Juventude que ampliou o placar. Aos 21 minutos da segunda etapa, Ewerthon finalizou mal de fora da área, mas a defesa atleticana se atrapalhou, e entregou a bola para Danilo Boza, que finalizou, esbarrando no goleiro Matheus Mendes. No rebote, Gilberto estava lá para conferir. Juventude 2 a 0.
O placar parecia definido, mas o Juventude acabou oscilando. Aos 27, Eduardo Vargas deixou Alisson na cara do gol, o meia atleticano apenas tocou a bola por cima do goleiro Gabriel, diminuindo a desvantagem. Aos 35, Vargas sofreu pênalti, e ele mesmo converteu a cobrança, empatando o jogo. 2 a 2.
O Galo parecia disposto a buscar a virada, o treinador Gabriel Milito promoveu a entrada de jogadores do time titular, como Deyverson e Gustavo Scarpa. O Atlético chegava frequentemente com perigo na área Jaconera. Porém, foi o Juventude que alcançou a vitória.
Aos 47, o goleiro Gabriel lançou a bola para Gilberto, que tocou para Luis Oyama, o meia acertou um passe magistral para Erik, que finalizou de forma certeira, garantindo a vitória do Ju. Fim de jogo: Atlético-MG 2 a 3 Juventude.
Uma enorme vitória da equipe de Caxias do Sul, que chega a 42 pontos, subindo para a 13° colocação, abrindo quatro pontos da zona de rebaixamento e entrando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana 2025.
Esta foi apenas a segunda vitória do Juventude fora de casa no Brasileirão 2024. Além dessa, o Ju havia vencido o Athletico-PR, na Ligga Arena, em 18 de agosto. O próximo compromisso do Papo, é contra o São Paulo, no Morumbis, na quarta-feira, 4 de dezembro.
Imagens: Fernando Alves / EC Juventude