A Justiça autorizou o pagamento de dois bilhões e trezentos milhões de reais em atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cerca de 140 mil beneficiários que venceram processos judiciais contra o órgão. Esses valores são referentes a processos de até 60 vezes o salário mínimo, conhecidos como Requisições de Pequeno Valor, nos quais os cidadãos obtiveram ganho de causa, com a decisão proferida em março.
Geralmente, os segurados buscam a Justiça para solicitar a revisão de benefícios ou a concessão de pensão por morte ou incapacidade, entre outros casos. Para verificar se foi contemplado com o pagamento dos atrasados, o cidadão pode realizar uma consulta no site do Tribunal Regional Federal responsável pela área onde foi aberta a ação.
Os pagamentos dos atrasados serão realizados por meio da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Após a determinação da Justiça, o dinheiro costuma estar disponível para saque em até uma semana, dependendo da capacidade de distribuição de cada Tribunal.