A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 1, para o mês de junho de 2025. Com isso, haverá cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos nas contas de luz.

A decisão reflete o cenário de afluências abaixo da média em diversas regiões do país, conforme informado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com a redução da geração hidrelétrica, será necessário o uso de usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos variáveis da geração de energia no Brasil, com base em fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes mais caras.

A Aneel reforça a importância do uso consciente da energia durante o período da bandeira vermelha, incentivando a redução do consumo como forma de aliviar o impacto na conta e contribuir com a sustentabilidade do sistema elétrico nacional.

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica