Quinze bento-gonçalvenses se preparam para a competição que será realizada nos dias 11 e 12 de novembro

Um dos principais campeonatos mundiais de Jiu-Jítsu está se aproximando: o Apela Championship de Jiu-Jitsu. Tendo como palco a Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro, a competição acontecerá entre os dias 11 e 12 de novembro. Apesar da distância, 15 bento-gonçalvenses aceitaram o desafio para enfrentar os melhores, para trazer o título de campeão para a Capital Nacional do Vinho.

Diretamente da ACBJJ, Lucas Zanetti Mita “Japinha”, Alexa Sophia Martínez Montenegro, Victoria Amélia Martinez Montenegro, Rebeca de Los Angeles Martínez Montenegro, Caroline Cristofoli, Catherine Cristofoli, Logan Rafael Sotorriva Lana, Lucas Vargas Hemsing “Búfalo Bill”, Luiza Moreto do Nascimento, Rafael Buttinger Comiotto, Gabriel Buttinger Comiotto, Lucas Grasselli Vasseur e os treinadores André Cristofoli, Guilherme Escobar e Joel Bitencourt irão representar o município em combates contra lutadores de diversas partes do Brasil e do mundo.

Além da dificuldade que as lutas irão oferecer, o maior desafio é a verba para realizar a viagem e a estadia dos atletas. Segundo o pai do atleta Lucas Vargas Hemsing é preciso arrecadar fundos para custear as despesas. Devido a isso os pais e as crianças tomaram a iniciativa de fazer jantas para embolsar o valor necessário. “Temos que arrecadar a verba necessária para podermos nos deslocar até o Rio de Janeiro e trazer títulos. Como a viagem e a estadia são caras, pensamos em fazer jantares para arrecadar o dinheiro necessário. Quanto mais pessoas vierem conseguimos arrecadar o valor necessário para a viagem, porém estamos com dificuldade em vender os ingressos. Por causa disso, estamos convidando amigos, parentes e outros atletas, pois quanto mais pessoas nas jantas melhor”, explica.

Seu filho treina Jiu-Jitsu há três anos e vem se destacando em sua categoria. “Ele pratica e treina o esporte há três anos com os professores André Cristofoli, Morgana Fagundes, Guilherme Escobar e Joel Bitencourt. Atualmente, ele é faixa cinza, já participou de alguns campeonatos e vem se destacando na categoria há dois anos, sendo o ano de 2022 o top ranking”, revela.

O treinador, André Cristofoli, comentou que os treinamentos visando o Mundial já iniciaram e acredita no potencial de todos os seus atletas. “Nosso processo já iniciou, o que os atletas têm que fazer é nunca faltar aos treinos e fazer por merecer, treinamos todos os dias coisas que o adversário certamente não faz. Acredito em todo meu time e tentamos sempre repassar que vencendo ou não eles sempre serão nossos campeões”, expõe.

Os treinamentos visando a disputa do Mundial são simples. Os atletas reforçam conhecimentos e treinam situações fora da sua zona de conforto, para na competição estarem preparados para tudo que possa ocorrer. “Não temos regras específicas, temos que treinar o que aprendemos. Se todos participaram das aulas e não faltaram aos treinos, vocês sempre estarão preparados”, ressalta.

Para Cristofoli, o torneio vai ser de grande valia para o aprendizado das crianças, pois muitos terão contato com um torneio dessa magnitude pela primeira vez. “Estamos fazendo jantares todas as quintas para custear as passagens e inscrições. Temos um grupo de pais que são nota mil, estão sempre dispostos a ajudar, tenho orgulho dessa turma! Acredito que participar de um evento fora de seu estado para eles é fantástico e sei que se os resultados forem bons, eles estarão realizados para o resto da vida. A felicidade só em estar representando sua cidade, equipe e estado vai além de tudo que possamos imaginar”, enfatiza o professor.

O Jiu-Jítsu é um esporte conhecido por seus valores e princípios, transmitidos por gerações através da modalidade. Devido a isso Cristofoli sempre busca na conversa passar e reafirmar esses valores. “Sempre converso sobre nossas regras de conduta, e uma delas é ‘nunca vanglorias-te em uma luta. Essa dica te faz um verdadeiro campeão, dentro e fora dos tatames. O Jiu-Jítsu é uma ferramenta que muda qualquer indivíduo. No esporte, tu aprende a perder e aprende que perdendo você saberá lidar com todas as frustrações que a vida te trará, nisso começará a perceber que a vitória vem, mas terá que passar por muitos obstáculos primeiro”, pondera.

Para o treinador, os momentos mais marcantes é ver as crianças felizes após uma conquista. “Ver eles felizes, ver o olhar deles quando estamos na formação e no meio de tantos outros campeões, isto é maravilhoso”, conta.

Por fim, Cristofoli deixa uma mensagem a todas as pessoas que apoiam e torcem pelas crianças. “Só agradecer a todos que do seu jeito, conseguiram participar de uma das jantas realizadas por toda nossa equipe. Faremos nosso melhor e acredite, vocês sempre estarão na memória de cada criança que estará indo de ônibus até o Rio de Janeiro para serem felizes, independente de qual será o resultado, eles estarão felizes”, conclui.