Um momento especial para o colunista e ex-vereador de Bento Gonçalves, Itacyr Luiz Giacomello. Ele recebeu na noite de quarta-feira, 23 de outubro, a Portaria de Louvor e Agradecimento, da Câmara de Vereadores, pela sua dedicação e contribuição para o município de Bento Gonçalves. A proposição, aprovada por unanimidade no Legislativo, partiu do vereador Edson Biasi.

Com a presença do vice-prefeito, Aido José Bertuol, presidente do poder legislativo, Rafael Pasqualotto, demais vereadores, secretários municipais, lideranças empresarias e de entidades, além de familiares, amigos e demais convidados, Itacyr recebeu a honraria e emocionou à todos com seu discurso. “O mundo do deficiente físico é a bandeira da própria esperança depositada na alma e no pulsar do coração de quem também ama a vida e o mundo de quem o cerca e convive. Assim distintos vereadores desta casa, que passei por três legislaturas, obrigado pela presente distinção que espero ser merecida na certeza de que a dignidade de todo ser humano indiferente de seu estado físico não fique apenas em palavras, mas que algo de concreto e sensível e sumamente humano seja ainda realizado em beneficio do nosso semelhante. Fico sensibilizado e agradecido em nome da minha família. A vida é uma escola que nos surpreende a cada dia”, destaca.

Trajetória

Correspondente do Diário de Notícias, Correio do Povo e Jornal do Comércio, Giacomello foi vereador em três mandatos: 1968/1972, 1977/ 1983 e 1984/1988, além de exercer o cargo de chefe do Gabinete de Imprensa. Como parlamentar, foi decisivo para várias conquistas que beneficiaram a comunidade bento-gonçalvense, entre as quais se destacam: a construção da Pipa Pórtico; o Banrisul Cidade Alta; o Instituto Médico Legal; um projeto beneficiando Deficientes Físicos (vagas de trânsito, rampas etc);  escada Magirus;  Feira Livre; Ações Comunitárias; ponte de concreto via Pinto Bandeira e o Prédio da Delegacia de Polícia. Atualmente é colunista do Jornal Semanário, integrante da comunidade São Bento e é fundador e secretário da Confraria In Vino Veritas.