O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira, 23, que Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo que começou por volta de 1h (horário de Brasília) desta terça-feira, 24. Segundo Trump, o acordo representa o “fim oficial” da guerra de 12 dias entre os dois países.

No entanto, poucas horas após a trégua entrar em vigor, os dois países passaram a se acusar mutuamente de violar o cessar-fogo. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou nesta terça-feira, 24, que o Irã violou completamente o acordo, lançando mísseis contra o território israelense após o início da trégua.

De acordo com Katz, ele ordenou que as Forças Armadas israelenses retomem os ataques contra alvos paramilitares e governamentais iranianos. As forças de Israel relataram que foram identificados mísseis lançados a partir do Irã em direção ao espaço aéreo israelense menos de três horas após o início do cessar-fogo. As sirenes de alerta chegaram a ser acionadas no norte de Israel.

O cessar-fogo foi firmado após ambos os países aceitarem um plano proposto pelos Estados Unidos para pôr fim aos 12 dias de confrontos que impactaram diretamente a região do Oriente Médio.

Foto: Menahem Kahana / AFP