Com gol do centroavante colombiano Rafael Borré, o Colorado emplacou sua quarta vitória consecutiva no clássico

O jogo começou equilibrado, com a primeira chance para o Grêmio aos seis minutos, quando Aravena chutou rasteiro, e Rochet defendeu com tranquilidade. A partir dos 20 minutos, o Internacional passou a dominar as ações, especialmente pelo lado esquerdo com Bernabei e Wesley criando jogadas.

Aos 33 minutos, Wesley cruzou com perigo, e mesmo com o gol aberto, Borré não alcançou a bola. A melhor chance na primeira etapa veio aos 41, quando Wesley chutou e Marchesín fez duas defesas seguidas, a segunda em finalização de Gabriel Carvalho. O primeiro tempo terminou sem gols, com o Inter acumulando nove finalizações, três no alvo, contra uma do Grêmio.

A segunda etapa começou com tudo, aos 13 segundos, Wesley arriscou de fora da área e chutou para fora. Aos quatro minutos, foi a vez do Grêmio finalizar, Rodrigo Ely testou firme após cobrança de escanteio, mas Rochet agarrou a bola sem sustos.

O Inter seguiu pressionando, e aos 22 minutos da etapa derradeira, a pressão finalmente deu resultado. Alan Patrick cruzou a bola, que sobrou para Bernabei na entrada da área pelo lado esquerdo, o lateral argentino bateu cruzado em direção ao gol, e no meio do caminho, Rafael Borré desviou, abrindo o placar para o Internacional. Em seu primeiro GreNal, o centroavante colombiano já anotou seu primeiro gol no clássico.

Imagem: Ricardo Duarte / SC Internacional

Logo após o gol, Alan Patrick, em cobrança de falta, jogou a bola na área, Fernando desviou de cabeça e Marchesín fez uma grande defesa. A chance mais perigosa pelo lado tricolor, foi um chute de Braithwaite, onde Rochet espalmou, e o centroavante dinamarquês não conseguiu aproveitar o rebote.

Nos minutos finais, o Inter manteve o controle das ações, e segurou a vantagem de um gol. Fim de jogo: Internacional 1 a 0 Grêmio. Vitória colorada no GreNal 443. Pela primeira vez, desde 1974, Inter vence todos os GreNais disputados em um ano.

Braithwaite, centroavante dinamarquês, passou em branco em seu primeiro Clássico (imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Com a vitória, o Inter se manteve na 6º colocação, agora com 49 pontos, um atrás do São Paulo, 5º, e dois a menos que o Flamengo, 4º. Já o Grêmio, caiu para a 12º colocação, e segue com os mesmos 35 pontos, apenas três acima da zona de rebaixamento.

O Inter terminará o ano com três vitórias em três clássicos disputados, feito que não acontecia desde 1974. Já o Grêmio, está há mais de um ano sem vencer um clássico, desde 21 de maio de 2023, quando venceu o Inter por 3 a 1 pelo Brasileirão.

Os números atualizados do clássico:

  • 443 jogos
  • 164 vitórias do Internacional
  • 138 empates
  • 141 vitórias do Grêmio
  • 603 gols marcados pelo Inter
  • 574 gols marcados pelo Grêmio

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

Internacional 1×0 Grêmio

GOL: Rafael Borré, aos 67 minutos

INTER: Rochet; Bruno Gomes, Clayton Sampaio, Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando) e Bruno Henrique (Gustavo Prado); Gabriel Carvalho (Bruno Tabata), Alan Patrick e Wesley (Luís Otávio); Rafael Borré (Enner Valencia). Técnico: Roger Machado.

GRÊMIO: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Mayk; Dodi (Pepê) e Villasanti; Edenilson (Soteldo), Cristaldo (Monsalve) e Aravena (Diego Costa); Braithwaite (Arezo). Técnico: Renato Portaluppi

  • DATA: 19/10/2024, 16h
  • LOCAL: Estádio Beira Rio (Porto Alegre-RS)
  • COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro
  • PÚBLICO: 48.049
  • ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Rodrigo Corrêa e Luiz Cláudio Regazone; VAR: Marco Aurélio Ferreira.

Roger Machado levou a melhor em seu primeiro Clássico pelo outro lado (Imagem: Pedro H. Tesch / Getty Images)

Imagem: Pedro H. Tesch / Getty Images

Imagem da capa: Ricardo Duarte / SC Internacional