Estudantes de todo o Brasil já podem começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. A partir desta segunda-feira, 27, as inscrições para as provas estão oficialmente abertas, com prazo estendido até o dia 7 de junho.

Uma das principais formas de ingresso nas universidades brasileiras, o Enem é uma oportunidade imperdível para os jovens que almejam uma formação acadêmica de qualidade. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no site oficial do exame.

Para participar do certame, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 85. Os candidatos têm até o dia 12 de junho para efetuar o pagamento e garantir sua participação nas provas. Moradores do Rio Grande do Sul terão um período extra (que ainda não foi informado) para se inscreverem. A pasta também vai garantir isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 85, para todos os moradores do Rio Grande do Sul que quiserem fazer o Enem.

Mesmo aqueles que obtiveram a isenção da taxa de inscrição devem realizar o procedimento de inscrição, pois a aprovação da isenção não implica automaticamente na inscrição para o exame.

As provas do Enem 2024 serão realizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, os participantes serão submetidos a questões de linguagens, ciências humanas e, é claro, à temida redação, que exige habilidades de escrita e argumentação.

Já no segundo dia de provas, os candidatos enfrentarão desafios nas áreas de ciências da natureza e matemática, testando seus conhecimentos em disciplinas fundamentais para diversas áreas do conhecimento.