
Rodrigo Otávio Câmara Monteiro– Diretor-Geral do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Em meio a grandes desafios regionais e mundiais, seja de ordem ambiental, social, geopolítico e de transformações digitais, a educação passa a ter, ainda mais, um papel fundamental no estímulo ao pensamento crítico e na capacidade de adaptação às novas realidades. Muitos estudos têm destacado a necessidade de aproximação dos problemas do mundo real às salas de aula, com foco na cooperação, na sustentabilidade e na necessidade de preparação dos estudantes para serem transformadores de suas sociedades.
Bento Gonçalves destaca-se pelas potencialidades na área da educação e por iniciativas pontuais de interação entre entidades públicas, privadas e comunitárias. Poderia aqui relatar algumas experiências, mas não com a mesma propriedade, naturalmente, das que vem sendo desenvolvidas no Instituto Federal, o qual integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Um de seus principais pilares é o incentivo às ações que promovam a inovação tecnológica, visando o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável. Seus espaços de formação contribuem para a difusão da cultura empreendedora com a finalidade da aplicação dos conhecimentos e práticas multidisciplinares.
Esse talvez seja um dos maiores diferenciais do IF, que é a prática da inovação social e tecnológica e da cultura empreendedora nos seus diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão, a iniciar pelos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A instituição incentiva a criação de Ambientes de Inovação como laboratórios makers, centros tecnológicos e espaços de coworking, aproximando os estudantes da comunidade.
Destacam-se as seguintes iniciativas: 1) Click: a estruturação de um Espaço de Inovação; 2) Click-Up: implantação de uma pré-incubadora; 3) PIPA IFmakeRS – Pesquisar Inovar, Prototipar e Aprender; 4) ClickLabs: Open Innovation Hub e o 5) Centro Tecnológico de Acessibilidade. Importante conhecermos com profundidade as ações de cada entidade educacional do município para identificarmos e mapearmos possibilidades de colaboração, evitando sombreamento de ações, otimizando os recursos estruturais e humanos e potencializando o alcance de novas iniciativas e melhorando as respostas aos inúmeros desafios que a região e o mundo têm nos apresentados.
E esta aproximação e alinhamento interinstitucional tem sido objeto das pautas da CT da Educação do Bento+20. Acredito muito na capacidade e nas inteligências desta CT para evoluirmos, conjuntamente, na construção de uma rede bem articulada de educação em Bento Gonçalves e, sobretudo, como educadores, formarmos e inspirarmos as novas gerações.