O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas que devem atingir o Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira, 9 de maio, e se estender até o domingo, 12. As regiões mais afetadas serão o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.
De acordo com o Inmet, os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros durante esse período. Além disso, os ventos devem mudar de direção, soprando predominantemente do sul. No fim do domingo e na segunda-feira, 13, as rajadas de vento podem chegar a velocidades superiores a 30 km/h, variando de oeste a sul e, posteriormente, soprando de sul.
A instabilidade climática é atribuída ao recuo de uma frente fria de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, após uma frente quente, o que causará áreas de instabilidade e a entrada gradual de ar frio na região.
Com a chegada do ar frio, na segunda-feira é esperada a ocorrência de geadas. Já a partir da terça-feira, 14, a previsão é que uma nova frente de ar frio e seco, de origem polar, afaste a instabilidade.