Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciaram, na terça-feira, 9 de julho, as obras de construção da nova ponte que vai ligar os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116. A estrutura antiga foi implodida, já que parte da sustentação foi colapsada pela cheia do Rio Caí no início de maio.

Conforme as informações repassadas pelo superintendente regional do órgão, Hiratan Pinheiro da Silva, a primeira parte da obra consiste na colocação de estacas de sustentação, totalizando 10 estacas para cada bloco que vai compor a nova ponte de 180 metros de comprimento por 13 metros de largura.

De acordo com Silva, esta parte é considerada a mais demorada, já que todo o trabalho é executado dentro do rio. “As primeiras estacas são assentadas em terra, porque são aquelas que ficam nas pontas, mas as demais precisam ser instaladas dentro do Rio Caí”, explica.

Ainda, segundo o Dnit, a previsão é de que a ponte esteja concluída em fevereiro de 2025, conforme preconiza o contrato de trabalho com a empresa vencedora da licitação. Para esta obra, serão investidos cerca de R$ 31 milhões. Conforme Silva, não está descartada a possibilidade da nova ponte ser entregue antes do prazo.

Foto: Dnit / Divulgação