Os trabalhos de abertura da estrada que vai dar acesso à balsa instalada às margens do Rio Taquari, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul teve início nesta terça-feira, 12. O local, que fica nas proximidades da ERS-431, foi escolhido após estudos técnicos da equipe de engenharia, já que as mudanças de nível do rio podem dificultar a instalação da estrutura.
Conforme a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, a estrada está sendo aberta na Linha José Júlio, nas proximidades de onde se encontrava a ponte, derrubada pela enchente, em setembro. Para dar celeridade ao trabalho, a prefeitura de Bento Gonçalves cedeu caminhões de suporte.
A instalação de uma balsa foi definida após a queda da ponte localizada na ERS-431 durante a enchente no mês de setembro. Até então, não há travessia no trecho. Nas redes sociais, a prefeita celebrou o início das obras, uma vez que o rompimento do trecho impossibilita a sequência do escoamento e o transporte de produtos entre a Serra, o Vale do Taquari e outras regiões. “Sabemos a importância desta obra para todo o Estado, pois diariamente, milhares de veículos transitavam pelo local, levando e trazendo mercadorias, progresso e desenvolvimento”, disse.
A expectativa é de que o trabalho da balsa inicie em janeiro do ano que vem, já que há preocupação em decorrência da safra da uva.
Leia também
Fotos: Eduarda Grassi / Prefeitura de Santa Tereza / Reprodução