Nesta quarta-feira, 31 de maio, inicia a Semana do Meio Ambiente, às 10h. A programação vai até o dia 7 de junho. O evento se dá pela data 5 de junho, que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema deste ano é “Sustentabilidade e atitude”, e contará com diversas atividades para a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, difundir as boas práticas, consciência individual e coletiva sobre a sustentabilidade.
A partir, disso a Secretária de Meio Ambiente (SMMAM) promove uma programação que une a comunidade e as escolas. A pasta é administrada pelo secretário Osmar Bottega, que explica sobre a importância do desenvolvimento sustentável. “Entendemos a sustentabilidade como sendo o desenvolvimento que não esgota os recursos do futuro; que exige regularidade, acompanhamento e controle. É uma ferramenta que permite levar nossas mensagens a diferentes públicos, estando ainda engajados ao objetivo global de conscientização para a preservação dos recursos naturais e cuidados com o Meio Ambiente”, explica.
Bottega relembra que não é uma data apenas para conscientizar os munícipes de Bento Gonçalves. “É uma data e evento importantes, seja pela dimensão e alcance do tema, seja pelas expectativas de várias gerações, de todas as sociedades, governos, enfim, das pessoas nos quatro cantos do mundo”, considera.
O tema da Semana do Meio Ambiente é feito a partir de cada local, e, neste ano, Bento Gonçalves tem como temática Sustentabilidade como Atitude. “Dentro deste tema, vamos enfatizar a geração de resíduos urbanos e a necessidade do descarte correto. De certa forma, o tema vem em reforço a sensibilização dos nossos cidadãos para o correto descarte no novo sistema de coleta mecanizada e automatizada do lixo”, analisa.
A cidade conta com aproximadamente 570 pontos de instalação de contêineres, assim como a separação entre o lixo seco e o orgânico, prática já adotada no município. “Encontramos algumas resistências com relação ao serviço. Lidamos com rejeição de local de contêineres em algumas ruas; com descarte de lixo orgânico dentro dos contêineres para reciclados e vice-versa”, explica o secretário.
E são as pequenas atitudes que podem fazer a diferença. “Todos os dias, na nossa rotina, impactamos o meio ambiente de diversas formas. No chuveiro, ao fazer café, ao aquecer ou resfriar alimentos, no abrir e fechar portões eletrônicos, na condução dos nossos veículos, descartando nosso lixo diário, acendendo a lareira da sala. Usamos energia e recursos que precisam ser percebidos não só pelo custo financeiro, mas pelo custo ambiental que será cobrado de todos ao final”, aponta.
Ele ressalta quem a sociedade é no processo. “Fazemos parte de uma grande e sensível cadeia. Cabe a nós, termos atitudes de sustentabilidade. Uma ação desencadeia e interfere na outra”, realça. Bottega releva que um dos maiores problemas enfrentados em nossa sociedade e em nosso município, é o lixo. “Pelos volumes crescentes de descarte e pelos diferentes tipos de resíduos. Temos que permanentemente sensibilizar as pessoas para o descarte correto organizado e disponibilizado pelo serviço público”, retifica.
Além do mais, não é somente o descarte de forma errada nos contêineres, mas também o descaso com terrenos. “Infelizmente, ainda nos deparamos com ‘infratores invisíveis’, que descartam grandes quantidades de resíduos em terrenos baldios, em áreas verdes, em margens de estradas e até de rios. Essa prática precisa ser atacada, coibida e punida”, finaliza.
Cronograma de atividades
A programação iniciará na Escola Maria Borges Frota, no bairro Zatt, às 10h. A diretora da escola, Jaqueline Bondan, conta sobre como isso será importante para os alunos. “A escola planejou o plantio de árvores, como um marco da implantação da Educação Infantil em nosso colégio. A ideia era que cada turma, a partir desse plantio, ficasse responsável por acompanhar o crescimento dessas árvores, assim como a gente vai acompanhar o crescimento delas dentro da escola”, comenta.
Para isso, as crianças começaram a desenvolver a temática do meio ambiente em sala de aula. “Desde o começo do ano, trabalhamos com este projeto, motivados pela Smed e dando continuidade à temática desde o ano passado”, salienta.
O tema que a escola trabalha com seus mais de 900 alunos, da educação infantil até o nono ano, é ‘Transformando a Comunidade Escolar através da Logística Reversa e da Economia Circular’. “Demonstramos a importância do que é sustentabilidade, da gente não só dar o destino correto dos resíduos que nós produzimos, mas também transformar a nossa cidade”, explica.
Ela conta quais são as expectativas ao serem escolhidos para a abertura da semana, que contará com 180 alunos de quatro a cinco anos. “Ficamos muito honrados em fazer parte da Abertura da Semana de Meio Ambiente, nossa comunidade está muito empenhada em contribuir para as ações do nosso projeto. Termos essa ação (plantio) escolhida, prova que esse é um marco de transformação de atitudes e comportamentos dos nossos jovens, que vão ter impactos significativos nas vidas futuras dessa comunidade”, finaliza Jaqueline.
“Paixão por Árvores”
A campanha é simples, o cidadão registra a foto de sua árvore e envia para o WhatsApp (54) 99274-2286, informando seu nome e seu bairro. A equipe da SMMAM vai identificar a espécie, emoldurar digitalmente e postar nas redes sociais.
Programação
31/05 | Quarta-feira:
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Local: Escola Maria Borges Frota – Bairro Zatt
Horário: 10h – Cerimônia com presença do Prefeito e plantio de árvores com crianças
1/06 | Quinta-feira: CIEDUCA – Cerimônia de Abertura Conferência Internacional de Educação Ambiental
Local: Casa das Artes – Horário: 8h30min às 18h
2/06 | Sexta-feira: CIEDUCA -Conferência Internacional de Educação Ambiental
Local: Casa das Artes – Horário: 9h às 18h
3/06 | Sábado: Mutirão Via Del Vino de Atitude Sustentável Distribuição de mudas frutíferas; recebimento de resíduos especiais, como eletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus, pilhas, outros… Recebimento de doações para a Campanha do Agasalho; Recebimento doações de ração para pets;
Local: Via Del Vino – Horário: 9h às 12h
4/06 | Domingo: Agenda Aberta
5/06 | Segunda-feira: Dia Mundial do Meio Ambiente
Abraço na Praça Coronel Carvalho, São Francisco
Plantio de árvore no centro da praça com alunos das escolas municipais e comunidade do entorno.
Local: Praça Coronel Carvalho, São Francisco Horário: 9h
6/06 | Terça-feira: Palestra Departamento de Educação Ambiental,
Local: Ceacri Toquinha da Amizade – Horário: 9h
Local: Ceacri Toquinha da Amizade Horário: 13h30min
7/06 | Quarta-feira: Encerramento Semana do Meio Ambiente
Encerramento Promoção “Paixão por Árvores” – Distribuição de mudas de árvores
Local: Piazza Salton – Horário: 17h