Equipes começaram a realizar vistorias em áreas rurais e a previsão é que esta etapa seja concluída até maio de 2025       

Bento Gonçalves se destaca como um dos 10 municípios brasileiros a serem beneficiados pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Nesta terça-feira, 29, equipes de geólogos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) deram início a uma série de vistorias em áreas rurais do município, com previsão de conclusão até maio de 2025.

O objetivo do PMRR é mapear e identificar zonas urbanas e rurais suscetíveis a deslizamentos e inundações, classificando os riscos em médio, alto ou muito alto. O trabalho começou no distrito de Faria Lemos, onde o morador Elsi Buffon expressou alívio com a presença dos geólogos. “É ótimo saber que estão aqui, especialmente porque nossa região já teve muitos problemas com rachaduras. Isso traz segurança para nós”, comenta Buffon.

Durante as visitas, a equipe de quatro geólogos realizará vistorias em todos os distritos e na área urbana de Bento Gonçalves. Anselmo de Carvalho Pedrasi, um dos geólogos envolvidos, explicou que o trabalho consiste na atualização e remapeamento das áreas de risco, incluindo possíveis deslizamentos e enchentes. “Após essa fase, produziremos mapas detalhados de cada setor analisado e relatórios que orientarão as próximas etapas do projeto”, afirma Pedrasi.

Uma vez concluída a identificação dos locais de risco, o próximo passo envolverá a colaboração do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo, que desenvolverá projetos para obras estruturais e não estruturais. Lucas Barbosa, responsável pelo Núcleo de Riscos Geológicos, informou que a partir da próxima semana, os levantamentos serão aprofundados em cada bairro e distrito. “Teremos uma nova equipe em janeiro para dar continuidade aos trabalhos”, afirma Barbosa.

A previsão é que as etapas de campo sejam concluídas até maio de 2025, e que até o final do mesmo ano os resultados sejam apresentados.      

Fotos: Rodrigo De Marco / Reprodução