Seguem até o dia 13 de junho, os preparativos para a implementação das aulas remotas na rede estadual de ensino. O trabalho iniciou na segunda-feira, 1º de junho, com a chamada Ambientação Digital, que visa mostrar a professores e alunos o funcionamento da plataforma que será utilizada durante o período de pandemia, que impossibilita a volta aos educandários gaúchos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Google Classoom, serão mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 300 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares. Durante a primeira fase de ambientação, os participantes receberão orientações, bem como as informações de acesso, com login e senha, a fim de que todos possam acessar a plataforma.
No dia 8 de junho, o Governo pretende iniciar a segunda etapa de capacitações aos professores, focando na preparação de aulas na forma não presencial. Os conhecimentos digitais dos alunos também serão avaliados nessa etapa, a fim de que seja possível compreender o nível de entendimento sobre a plataforma de ensino. Conforme a Seduc, a partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as lições.
Após as orientações, a expectativa é de que as aulas virtuais iniciem no dia 29 de junho.
Plataforma vai criar turmas por escola e disciplina
Entre as possibilidades do instrumento virtual, poderão ser criadas todas as turmas por educandário, separadas por disciplinas. O espaço virtual ainda contará com recreio, sala dos professores, serviço de orientação educacional (SOE), coordenação pedagógica e salas exclusivas para capacitação dos educadores.
Escolas físicas funcionarão em regime de plantão
Apesar da tecnologia, a realidade no Rio Grande do Sul está longe de oferecer acesso à computadores, dispositivos móveis e internet para 100% dos alunos e professores. Neste caso, segundo a secretaria estadual, há possibilidade de patrocínio de sinal de internet para celulares, exclusivamente para conteúdos educacionais.
Para aqueles que não têm aparelho celular, as escolas funcionarão em regime de plantão com agendamento, respeitando todos os protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição.
Nos casos de alunos que não tenham nenhuma possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega de conteúdo diretamente na casa dos estudantes.
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