Bento Gonçalves registrou criação de 38 vagas, conforme boletim do Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)
A indústria foi a grande responsável por manter Bento Gonçalves no azul quanto à geração de oportunidades no mês de fevereiro, apesar do saldo negativo de empregos na construção civil, no comércio e nos serviços registrado no período.
O boletim do Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), mostra que o município criou 38 vagas no segundo mês de 2023. Dessa forma, somadas às 441 oportunidades de janeiro, o município atingiu 479 vagas no acumulado do ano. O número posiciona a cidade na 11ª posição entre as principais empregadoras do Estado em 2023.
O bom desempenho da indústria (162) foi puxado principalmente pelo setor moveleiro (86), seguido da produção de máquinas e equipamentos e de produtos alimentícios, ambos gerando 23 vagas cada. Para o comércio (-14), fevereiro significou o terceiro mês seguido de retração, embora a maior queda tenha ficado com o setor de serviços (-89) que, assim como o segmento da construção civil (-31), registrou o primeiro saldo negativo do ano. “A redução de empregos no comércio no ano também ocorre nos cenários nacional e estadual”, observa Fabiano Larentis, membro do OECON e autor do boletim.
O índice de rotatividade geral fechou em 4,6%, superior ao ocorrido em fevereiro de 2022 (4,2%). “Isso ocorreu principalmente pela diferença em serviços”, acrescenta Larentis.
O estudo ainda aponta que o volume de MEIs fechou em 11.831 no mês, um crescimento de 2% em relação a 2022 e que representa 62% tanto do contingente de trabalhadores da indústria quanto de serviços. Ainda, indica que mantendo o ritmo de crescimento desde janeiro de 2021 (projeção polinomial, com aderência aos dados de 95%), a tendência é de atingir 48.632 empregos em março/23. No entanto, se considerarmos os comportamentos de março na comparação com fevereiro em 2021 e 2022, a tendência é de redução de empregos em aproximadamente 0,3%.
Foto: Reprodução