Prevista para ocorrer inicialmente na sexta-feira, 20, solenidade foi adiada em um dia e contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho

A inauguração da nova ponte sobre o Rio Caí, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis, foi adiada em um dia. A cerimônia, que estava marcada para sexta-feira, 20 de dezembro, foi transferida para sábado, 21, às 11h. A alteração foi anunciada pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta terça-feira, 17, e tem como principal motivo a agenda do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que estará na Serra Gaúcha para participar da inauguração.

A mudança no cronograma se deu em razão da convocação de todos os Ministros para uma reunião do governo federal, marcada para sexta-feira, o que impossibilitaria a presença de Renan Filho na cerimônia de inauguração na mesma data. A cerimônia ocorrerá próximo à cabeceira da ponte, no lado de Caxias do Sul, e contará com a presença de autoridades locais e regionais.

A nova ponte, que substituirá a estrutura danificada pelas águas do Rio Caí na catástrofe climática de maio deste ano, é mais alta, larga e comprida do que a antiga. O investimento na obra é de R$ 31 milhões, e segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, a etapa final da obra inclui a concretagem e a pavimentação asfáltica nas cabeceiras da ponte. A previsão é de que a construção seja concluída até o final do dia 19 ou na manhã de 20 de dezembro.

A estrutura original foi danificada pelas fortes chuvas de maio, que afetaram diversas cidades da Serra Gaúcha. O impacto das águas causou o rompimento de um dos pilares centrais da ponte, comprometendo a segurança da travessia e gerando a interdição da rodovia federal desde 12 de maio. Para garantir a mobilidade da população, o Dnit optou por não construir uma ligação temporária entre as duas cidades e, após um período de trabalhos emergenciais, entregou no final de setembro uma estrutura temporária, batizada de Ponte da Cooperação.

Ponte da Cooperação

A Ponte da Cooperação, inaugurada em 20 de setembro, tem funcionado como uma alternativa provisória para a travessia do Rio Caí. Localizada entre as cidades de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, a ponte temporária conecta Linha Sebastopol, em Caxias, a São José do Caí, em Nova Petrópolis. Com trânsito em pista simples e limitação de peso para veículos de até 45 toneladas, a travessia é mais lenta, com filas frequentemente formadas nos dois lados.

A estrutura temporária foi erguida pela empresa Pontes do Sul, responsável também pela reconstrução da ponte de Nova Roma do Sul, na RS-448. Ela foi projetada com galerias de concreto para permitir a passagem das águas do leito do Rio Caí, e a camada de concreto no topo possibilita a circulação de veículos, garantindo o fluxo entre as duas cidades enquanto a obra definitiva não é concluída.

Foto: DNIT / Divulgação