Com a presença do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Professor Júlio Xandro Heck, do Diretor do Campus Bento Gonçalves, Professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, juntamente com a Deputada Federal Daiana Santos, o Deputado Estadual Guilherme Pasin, o Secretário Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Viríssimo, representando o Prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira, Família do Professor Jorge Zandonai, Servidores e Discentes, foi inaugurado o Complexo de Esportes, Cultura, Arte e Lazer Jorge Zandonai (CECAL).
A concretização da obra foi possível com a emenda parlamentar destinada pela Deputada Daiana Santos, no valor de R$700 mil. Já a Prefeitura Municipal contribuiu com a terraplanagem da área. Nesta primeira fase, o Complexo conta com campo de futebol sete, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo, área para salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo.

A iniciativa da homenagem foi idealizada pela Gestão do Campus e, simultaneamente, acolheu o desejo manifestado por colegas, por meio de proposição apresentada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) – Seção Bento Gonçalves.
Para o diretor-geral, professor Rodrigo Monteiro, o complexo representa muito mais do que a entrega de infraestrutura: “Este espaço simboliza nosso compromisso com a educação integral, aquela que forma não apenas mentes brilhantes, mas cidadãos saudáveis, criativos, sensíveis e humanos”, diz
O gestor ressalta ainda a parceria entre diferentes setores do IFRS, a Prefeitura e a comunidade, e emocionou o público ao dedicar grande parte de seu discurso ao professor Zandonai.
Homenagem
A escolha do nome do complexo foi um dos momentos mais simbólicos do evento. Professor Jorge Zandonai, falecido recentemente, dedicou décadas de sua vida ao campus, formando gerações de estudantes e marcando colegas com seu entusiasmo e compromisso com o esporte e com a educação pública, como destaca Monteiro. “Ele amava tanto isso aqui que vinha mais quando aposentado do que quando estava na ativa”, recordou.

Defesa do papel social
Responsável pela emenda parlamentar que viabilizou o complexo, a deputada federal Daiana Santos fez um discurso marcado por emoção e memória pessoal. Ela lembrou sua própria trajetória acadêmica, iniciada por meio de um projeto esportivo em escola pública. “Eu sou fruto desse encontro entre esporte e educação. Foi o atletismo que me levou à universidade e me tornou a cidadã que sou hoje”, afirmou.
A deputada destacou que o investimento não é um favor, mas devolução de recursos públicos para a própria sociedade: “Esse recurso é do povo para o povo. Ele só foi priorizado aqui porque acredito profundamente no poder transformador da educação pública”, destacou.
Esporte como integração e vida
O deputado estadual Guilherme Pasin também reforçou a relevância da obra para o desenvolvimento da juventude. “Quando vemos este campo e esta pista, não enxergamos apenas esporte. Vemos integração, saúde, trabalho em equipe, sociabilidade. Vemos vida”, salientou.
Um legado para as futuras gerações
Para Monteiro, a entrega simboliza um passo importante rumo a um futuro mais inclusivo, humano e colaborativo: “Hoje entregamos mais do que uma obra. Entregamos esperança, convivência e oportunidades para nossa comunidade”, finaliza.