Nesta segunda-feira, 6 de março, a Secretaria da Saúde (SMS) iniciou a segunda etapa da aplicação da vacina bivalente contra a covid-19, destinada para idosos com idade a partir dos 60 anos, e para pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. A vacinação está sendo realizada nas unidades Zona Sul, Central, Eucaliptos, Conceição, Maria Goretti, Zatt, São Roque, Santa Helena e Licorsul. No horário das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
O aposentado Vilson Luchese, 75 anos, esteve na Unidade Central realizando a vacina, e comentou sobre a importância da vacinação. “Eu sempre me vacinei, e digo que se tiver 100 vacinas eu faço todas. Graças ao bom Deus não eu peguei nada, estou bem livre e tranquilo. Todos deveriam se imunizar para buscar a proteção necessária”, diz.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O atendimento dos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina.
Fase 1: pessoas ≥ 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente
Foto: Rodrigo De Marco